Projeto Residência Alphaville / mass arquitetura

Projeto Residência Alphaville / mass arquitetura

Projeto Residência Alphaville / mass arquitetura - Janela, Fachada, Jardim, AidoProjeto Residência Alphaville / mass arquitetura - Banheira, Bancada, Pia, Banheiro, Cama, DormitórioProjeto Residência Alphaville / mass arquitetura - Banheira, Janela, BanheiroProjeto Residência Alphaville / mass arquitetura - Imagem 5 de 33Projeto Residência Alphaville / mass arquitetura - Mais Imagens+ 28

Santana de Parnaíba, Brasil
  • Arquitetos: mass arquitetura; mass arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  565
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Terracor, Bertolucci, Deca, Forma, NPK, Reka Iluminação
  • Paisagismo: Arqª Daniela Ramalho
  • Projeto De Estrutura: ART Engenharia e Construções
  • Projeto De Instalações: AF Projetos
  • Projeto Luminotécnico: Arqº Rodrigo Jardim
  • Aspiração: Bean
  • Automação: Steluti engenharia
  • Caixilhos: JMAR Esquadrias
  • Marcenaria: Camila Miné
  • Mobiliário: Carlos Motta, Artesian, Tora Brasil
  • Projeto De Arquitetura E Interiores: Arqº Gustavo Massimino / mass arquitetura
  • Estagiário: Pedro Coltro
  • Imagens: Jonas Bernardi
  • Cidade: Santana de Parnaíba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Projeto Residência Alphaville / mass arquitetura - Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um condômino próximo a São Paulo o projeto tem como partido a preocupação em obter uma baixa taxa de ocupação do lote - 32,0 x 19,0m., de forma que atenda o programa da família de 05 pessoas.

Projeto Residência Alphaville / mass arquitetura - Janela, Fachada
© Ana Mello

A idéia inicial era desenvolver um pavilhão implantado longitudinalmente no lote, mas como as necessidades do cliente demandavam mais área do que inicialmente provida, o projeto articulou a cisão do volume único em dois volumes menores distintos conectados por uma transição em vidro. O volume próximo a rua foi rotacionado e disposto transversalmente ao lote e o volume ao fundo foi mantido no sentido longitudinal.

Isométrica

Há um eixo de circulação longitudinal que cruza o volume frontal de serviços e se conecta ao volume social no fundo do lote. Em determinado momento do eixo principal, há um eixo secundário transversal que liga a área de serviços com a escada que leva ao pavimento superior.

Diagrama

O Projeto procurou criar espaços com muita luz natural e integração da área interna com a externa de maneira que marcante, para tal foram utilizados caixilhos em alumínio e vidro para criar essa conexão. Os caixilhos têm abertura total da área social transformando-a em um grande terraço. Quando os mesmosestão abertos a sensação da ocupação do térreo é quase nula, apenas os pilares em concreto que apoiam o volume superior delimitam o que esta dentro e o que esta fora. Nesse sentido o jardim é fator importante para a ambiência no projeto.

Há uma preocupação com a unidade do projeto sobre vários aspectos, desde o uso de um único material na confecção das portas, os mesmos acabamentos nas áreas molhadas, a adoção de um piso único internamente utilizado em todo o pavimento térreo, na área externa esse mesmo conceito é mantido com a instalação de um deck em madeira na área da piscina, ao qual foi revestida em pastilhas na cor verde.

Projeto Residência Alphaville / mass arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira
© Ana Mello

Ainda no pavimento térreo há o volume frontal onde estão localizadas as dependências de serviços, garagem e um escritório. No pavimento superior estão localizadas 05 suítes e uma sala de TV e uma copa de apoio. A residência conta com um elevador hidráulico para atendimento de uma moradora idosa.

Projeto Residência Alphaville / mass arquitetura - Janela, Fachada, Jardim
© Ana Mello

As fachadas expressão a preocupação no projeto em desenhar formas simples mas que sejam proporcionais e mantenham uma escala adequada com o lote e a escala humana. As aberturas devem propiciar a maior quantidade de luz natural possível, sendo que para minimizar a insolação excessiva nas suítes em função da face nordeste foram instalados brises horizontais em alumínio sobre os caixilhos das suítes no superior. Toda a residência foi revestida com a mesma massa texturizada na cor branco.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Residência Alphaville / mass arquitetura" 29 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784551/projeto-residencia-alphaville-mass-arquitetura-mass-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.