CasaG3 / LAMA Arhitectura

CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 1 de 31
© Radu Malașincu
Otopeni, Romênia
  • Arquitetos: LAMA Arhitectura; INTERACTIVE DESIGN - Andrei Tudor
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Radu Malașincu

CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 2 de 31CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 3 de 31CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 4 de 31CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 5 de 31CasaG3 / LAMA Arhitectura - Mais Imagens+ 26

CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 9 de 31
© Radu Malașincu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O eixo de desenho para este projeto foi a consolidação e expansão de uma casa já construída. O local que abriga o projeto está localizado na cidade de Otopeni, Bucareste. É um terreno generoso onde se localizava uma antiga casa de 100 metros quadrados e que contava com um porão, dois pavimentos e um ático. 

CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 30 de 31
Corte

O núcleo deste projeto é a reinterpretação desde uma concepção moderna das casas tradicionais com cobertura inclinada, criando assim um diálogo entre os dois volumes, entre o passado e o presente. O primeiro passo foi enaltecer a antiga casa ao preservar seu caráter no projeto, a extensão então une-se à construção original coo uma forma contemporânea, quase como uma peça de origami de concreto unida a antiga residência. Buscou-se procurar a ideia de unidade ao implementar o diálogo espacial e visual entre os dois volumes. 

CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 12 de 31
© Radu Malașincu

O volume adicional foi desenhado para conter uma área de estar espaciosa, enquanto o volume antigo serviria para incorporar os espaços necessários na vida de uma família. Ambos volumes foram colocados sobre uma larga superfície de madeira buscando conseguir continuidade entre eles. Uma extensão desta plataforma também abriga a piscina, o terraço e um amplo jardim. O ponto de intersecção entre os volumes emoldura a entrada; início de um caminho pelo qual o usuário é guiado primeiro pela proteção do pavilhão de concreto, seguido pelo rastro da luz do sol desde a claraboia e até o interior da residência. 

CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 2 de 31
© Radu Malașincu

O sótão abriga uma adega e um lavado. No primeiro nível encontra-se a sala de estar com seu terraço, parcialmente coberta na área de extensão, existe também uma cozinha, sala de jantar, estar, closet e um banheiro, tudo isto contido no volume da casa original. A sala de estar é um espaço dinâmico de cobertura elevada e com vistas dirigidas até o exterior. Uma seção do edifício original foi transformada em um sótão onde é possível encontrar a habitação principal com o closet e área de banheiro, um quarto de hóspedes e a habitação das crianças. Desde o interior da habitação das crianças é possível chegar até uma área de jogos independente através de uma escada; este espaço foi posicionado na parte alta do banheiro. 

CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 5 de 31
© Radu Malașincu

Para o desenho exterior foram utilizados os seguintes materiais: lâminas dobradas de aço cinza para a cobertura, concreto aparente, madeira e azulejo recuperados da cobertura original para decorar os muros exteriores. Para o interior, os materiais utilizados principalmente foram: concreto aparente, argamassa de proteção, vigas de madeira recuperadas da casa original, placas de travertino prateado e pisos de carvalho.

CasaG3 / LAMA Arhitectura - Imagem 4 de 31
© Radu Malașincu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "CasaG3 / LAMA Arhitectura" [G3House / Lama Arhitectura] 02 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784414/casag3-lama-arhitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.