Casa Blind Whale / Z_Lab

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 2 de 26Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 3 de 26Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 4 de 26Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 5 de 26Casa Blind Whale  / Z_Lab - Mais Imagens+ 21

Jeju-si, Coreia do Sul
  • Arquitetos: Z_Lab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kim Jae-kyeong
  • Arquitetos Responsáveis: Lee Sang-muk , Noh Kyung-rok , Park Jung-hyun
  • Projeto De Mobiliário: Matter&Matter
  • Projeto Luminotécnico: Limas
  • Costrução: Zinyong Construction
  • Cidade: Jeju-si
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto 'Blind Whale' investiga o valor de Jo-cheon que é único para a Ilha Jeju, se refere à um sentimento de lugar e este projeto obtém isso através da manutenção do formato da cobertura redonda que outrora já foi composto de redes de pesca.

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 14 de 26
© Kim Jae-kyeong

Este tipo de cobertura é uma característica típica das casas de fazenda de Jeju, o vilarejo de Jo-cheo foi estabelecido a 800 anos atrás, no início do século XIV. Era considerado por locais como espaço de espera onde os moinhos de vento gentilmente assopravam as pessoas em direção ao continente. Além disto, o vilarejo mantinha uma localização estrategicamente significante.

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 26 de 26
Perspectiva

Da Dinastia da Coreia ao período da Dinastia de Joseon, a ilha de Jeju foi utilizada para exílios. Aqueles que foram exilados se reuniram em Jocheon, um dos locais mais pertos do continente, onde o rei e sua família viveram.

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 3 de 26
© Kim Jae-kyeong

Uma casa de pedra que tem vistas para o Pavilhão Yeon-buk no meio do vilarejo de Jo-cheon acredita-se trazer sorte para aqueles que ali residem. De acordo com os moradores de Jo-cheon, essa casa de pedra se mantém erguida por centenas de anos.

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 17 de 26
Planta Baixa

O que é mais interessante é o formato da casa de pedra com sua cobertura que se assemelha a uma baleia. Foi tecida a partir de redes e ancoradas utilizando pedras para que não fossem levadas com o vento. Seu nome é originado a partir da Baleia Cega que acreditavam estar enterrada no mar. A cobertura se assemelha a duas baleias que estão bastante afastadas no mar. 

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 5 de 26
© Kim Jae-kyeong

Em consonância com o nome de Blind Whale, o objetivo do projeto era conservar o sentido do lugar e dos materiais locais existentes. No passado os habitantes de Jo-Cheon aspiravam viajar ao continente, mas agora muitas pessoas do continente é que querem vir a Jeju. 

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 22 de 26
Corte 1

Num esforço em promover o eco-turismo, um programa foi criado com o apoio local para que a casa possa coexistir com o meio ambiente e a comunidade, aqui mantendo o tamanho e a forma original do edifício e apenas oferecer alojamento através de aluguel privado.

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 2 de 26
© Kim Jae-kyeong

Os elementos da casa que queríamos enfatizar foram a cobertura arredondada, as paredes e pedra e o jardim entre as casas, e para preservá-las no estado original, rebaixados o nível do solo.

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 4 de 26
© Kim Jae-kyeong

Elementos da casa como o solo e as portas foram reciclados em móveis como mesas e camas, mantendo os aspectos tradicionais de uma casa de campo de Jeju. 

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 24 de 26
Corte 3

O projeto Blind Whale obteve sucesso na revitalização do valor de uma casa tradicional de pedra, incentivando a geração atual à restauração e renovação e preservar um patrimônio único ao invés da necessidade de derrubar o antigo e iniciar algo totalmente novo. 

Casa Blind Whale  / Z_Lab - Imagem 7 de 26
© Kim Jae-kyeong

O processo e resultado final nos permitiu redescobrir o valor deste lugar e o espaço especial. Temos a esperança que este projeto estabeleça um precedente para outros arquitetos e desenvolvedores que buscam revitalizar as zoas tradicionais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Blind Whale / Z_Lab" [Blind Whale / Z_Lab] 03 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784370/casa-blind-whale-z-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.