Apartamento do Forte / merooficina

Apartamento do Forte / merooficina - Mesa, Cadeira, Bancada, JanelaApartamento do Forte / merooficina - TijoloApartamento do Forte / merooficina - SofáApartamento do Forte / merooficina - SofáApartamento do Forte / merooficina - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: Merooficina; merooficina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Integrado num conjunto habitacional da década de 90, o apartamento é fruto de uma época de construção desenfreada que foi caracterizando o crescimento do bairro onde se encontra. Talvez por este motivo, estava organizado de uma forma pouco habitual: a zona íntima da casa voltava-se para o único espaço público que confronta o edifício, a Rua de Ruy Belo, marcada pela paisagem marítima e pelo ruído da marginal; Enquanto a zona colectiva da casa, a sala e a cozinha, usufruíam de um calmo logradouro.

Apartamento do Forte / merooficina - Mesa, Cadeira, Bancada, Janela
© José Campos

Esta característica tornava a vivência do apartamento numa experiência bastante escura e pouco relacionada com o seu entorno urbano, tornando, por isso, fundamental inverter este acaso e rodar a organização interior do apartamento. Fixando uma charneira no núcleo infraestrutural existente, onde reposicionamos os quartos de banho e a lavandaria, orientamos o espaço da sala e da cozinha para a praia e voltamos os quartos para o sossegado jardim do quarteirão.

Planta atual

A organização interna da casa ficou determinada por este núcleo central de serviços e por uma linha de planos de contraplacado, que percorre longitudinalmente todo o apartamento e permite multiplicar os quartos, que o constituem.
Consoante se abrem ou fecham as portas de fole, que rematam a linha de contraplacado, parte-se e a redefine-se os espaços da casa, garantindo assim alguma flexibilidade na ocupação e no número de habitantes.

Apartamento do Forte / merooficina - Sofá
© José Campos

Como se trata de uma casa de férias de verão e fins de semana, pretendeu-se dar um papel importante às triviais tarefas domésticas, que nestes períodos ganham outro tempo na vida quotidiana. Desta forma, a lavandaria aberta para a entrada, através do tanque em mármore, e o balcão central da cozinha destacam esta dimensão funcional e realçam a importância da nova organização nos modos de usar a casa. Os azulejos azuis, que embrulham o núcleo central, onde se encontram os quartos de banho e a lavandaria, ajudam a enfatizar o carácter lúdico e veraneante de que se pretendia dotar o apartamento. Ao passo que a opção construtiva por materiais claros, como a madeira de bétula dos armários e o piso em marmorite claro tornam a casa mais iluminada.

Apartamento do Forte / merooficina - Mesa, Cadeira
© José Campos

Através desta materialidade e da nova orientação pretendeu-se trazer alguma claridade ao apartamento e vincular, de uma forma mais nítida, o espaço interior da casa com a praia para a qual agora se volta.

Apartamento do Forte / merooficina - Sofá
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila do Conde, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento do Forte / merooficina" 24 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784324/apartamento-do-forte-merooficina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.