Casa El Guarango / Bernardo Bustamante

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 2 de 23Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 3 de 23Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 4 de 23Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 5 de 23Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Mais Imagens+ 18

Quito, Equador
Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 2 de 23
© Sebastian Crespo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa El Guarango, localizada na colina Rumiloma, onde começa a formar a mancha urbana de Quito. O terreno faz parte do vale do Inga, onde apareceram os primeiros restos de assentamentos humanos do Equador, gerando vistas esplendorosas aos Andes. A topografia é irregular, com declives pronunciados e quebradas agudas, ainda que caminháveis. É uma casa de fim de semana, sem se negar a outras possibilidades no futuro, de dois dormitório e uma área social que integra a cozinha.

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 3 de 23
© Sebastian Crespo

A casa reina discreta no topo de um lote de três hectares. Aproveita uma plataforma natural do terreno, o que evita transformá-lo. Além disso, a casa utiliza o terreno para se construir, quando provê do barro para realizar os tijolos artesanais para a alvenaria, que se mistura com o metal em sua estrutura.

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 8 de 23
© Sebastian Crespo

A casa também devolve à terra. Numa área cada vez mais seca e sem água potável, a casa recolhe a água pluvial da cobertura numa gruta artificial cavada junto à casa, que se complementa com um sistema de cisternas e canais implementados em zonas estratégicas do terreno, que estão contribuindo com a reflorestação local. 

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 17 de 23
Planta Baixa

Essa interação com o entorno é regulada com dimensões especialmente medidas.

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 11 de 23
© Sebastian Crespo

As estratégias que asseguram a viabilidade técnica e econômica foram imprescindíveis nos 75 dias que durou a construção. A localização foi sem dúvida um desafio, mas em troca gerou oportunidades impagáveis ao projeto.

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 15 de 23
© Raed Gindeya Muñoz

A casa se lança para a paisagem. Os dormitórios e o espaço social entram no território através de um grande terraço coberto, multiplicando exponencialmente o espaço disponível e o sentimento de adesão ao lugar.

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 10 de 23
© Raed Gindeya Muñoz

A casa se protege do espaço, podendo se fechar em todas suas frentes quando os proprietários não estão. Isto é feito por um sistema de portas de correr que se escondem quando a casa está aberta.

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 22 de 23
Corte

Este projeto demonstra como é possível resolver a necessidade de construir uma casa de fim de semana em uma área rural com um volume único e simples, utilizando materiais tradicionais e contemporâneos, sem esconder elementos construtivos, gerando eficiência e um sintetismo consistente com a ideia sustentável.

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante - Imagem 12 de 23
© Sebastian Crespo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa El Guarango / Bernardo Bustamante" [El Guarango House / Bernardo Bustamante] 10 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784176/casa-el-guarango-bernardo-bustamante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.