O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Bernardo Bustamante
  6. 2015
  7. Casa El Guarango / Bernardo Bustamante

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante

Casa El Guarango / Bernardo Bustamante
Casa El Guarango / Bernardo Bustamante, © Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

© Sebastian Crespo © Sebastian Crespo © Sebastian Crespo © Raed Gindeya Muñoz + 23

© Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa El Guarango, localizada na colina Rumiloma, onde começa a formar a mancha urbana de Quito. O terreno faz parte do vale do Inga, onde apareceram os primeiros restos de assentamentos humanos do Equador, gerando vistas esplendorosas aos Andes. A topografia é irregular, com declives pronunciados e quebradas agudas, ainda que caminháveis. É uma casa de fim de semana, sem se negar a outras possibilidades no futuro, de dois dormitório e uma área social que integra a cozinha.

© Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

A casa reina discreta no topo de um lote de três hectares. Aproveita uma plataforma natural do terreno, o que evita transformá-lo. Além disso, a casa utiliza o terreno para se construir, quando provê do barro para realizar os tijolos artesanais para a alvenaria, que se mistura com o metal em sua estrutura.

© Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

A casa também devolve à terra. Numa área cada vez mais seca e sem água potável, a casa recolhe a água pluvial da cobertura numa gruta artificial cavada junto à casa, que se complementa com um sistema de cisternas e canais implementados em zonas estratégicas do terreno, que estão contribuindo com a reflorestação local. 

Planta Baixa
Planta Baixa

Essa interação com o entorno é regulada com dimensões especialmente medidas.

© Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

As estratégias que asseguram a viabilidade técnica e econômica foram imprescindíveis nos 75 dias que durou a construção. A localização foi sem dúvida um desafio, mas em troca gerou oportunidades impagáveis ao projeto.

© Raed Gindeya Muñoz
© Raed Gindeya Muñoz

A casa se lança para a paisagem. Os dormitórios e o espaço social entram no território através de um grande terraço coberto, multiplicando exponencialmente o espaço disponível e o sentimento de adesão ao lugar.

© Raed Gindeya Muñoz
© Raed Gindeya Muñoz

A casa se protege do espaço, podendo se fechar em todas suas frentes quando os proprietários não estão. Isto é feito por um sistema de portas de correr que se escondem quando a casa está aberta.

Corte
Corte

Este projeto demonstra como é possível resolver a necessidade de construir uma casa de fim de semana em uma área rural com um volume único e simples, utilizando materiais tradicionais e contemporâneos, sem esconder elementos construtivos, gerando eficiência e um sintetismo consistente com a ideia sustentável.

© Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Bernardo Bustamante
Escritório
Cita: "Casa El Guarango / Bernardo Bustamante" [El Guarango House / Bernardo Bustamante] 10 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784176/casa-el-guarango-bernardo-bustamante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.