O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Estados Unidos
  5. SOM
  6. 2015
  7. Biblioteca Chinatown Branch / SOM

Biblioteca Chinatown Branch / SOM

Biblioteca Chinatown Branch / SOM
© Jon Miller _ Hedrich Blessing
© Jon Miller _ Hedrich Blessing

© Jon Miller _ Hedrich Blessing © Jon Miller _ Hedrich Blessing © Jon Miller _ Hedrich Blessing © Jon Miller _ Hedrich Blessing + 22

  • Proprietário

    Cidade de Chicago - Biblioteca Pública de Chicago
  • Equipe

    Skidmore, Owings & Merrill LLP and Wight & Company
Planta Baixa
Planta Baixa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca em Chinatown Branch funciona como um novo ponto cívico, educativo e de encontro para a vizinhança chinesa em Chicago. Este novo projeto provê do tão necessitado espaço de convivência focado na inclusão de atividades comunitárias, e dirigido pela ideia de uma aprendizagem baseada nas novas tecnologias.

© Jon Miller _ Hedrich Blessing
© Jon Miller _ Hedrich Blessing

No exterior, o acômodo de vários painéis verticais são justapostos ao vidro ultra-transparente e de alto rendimento que reveste o edifício, maximizando a visibilidade tanto para o pedestre que passa no lugar, como para o usuário nos interiores da biblioteca. Durante a noite, o edifício se converte numa imagem vívida de uma lanterna no meio da escuridão. A entrada sul do edifício, com sua forma triangular suavizada, em combinação com a gentil circulação interior, referenciam princípios do Feng Shui, ressonando valores primários da comunidade.

© Jon Miller _ Hedrich Blessing
© Jon Miller _ Hedrich Blessing

No interior, o edifício de dois níveis, foi desenhando de acordo com a flexibilidade e uso. Os arquitetos tiveram a colaboração dos funcionários da Biblioteca Pública de Chicago para identificar as possibilidades de otimização no programa, encontrando a forma de incrementar o potencial de cada espaço no projeto: a área de encontro comunitária no térreo, a área infantil no primeiro pavimento, e o segundo pavimento voltado para jovens e adultos. Como o planejamento de um jardim chinês, cada espaço está articulado com a sala central do átrio, brindando claridade e coesão espacial.

Detalhe
Detalhe

Algumas das características sustentáveis do projeto incluem calefação radiante, tanques termais de armazenamento no subsolo, um teto verde, sistema de retenção de águas pluviais subterrâneo e tecnologias de iluminação natural. Uma tela de proteção solar integrada à cortina de vidro que reveste o edifício, reduz a incidência térmica solar sem comprometer as vistas, assim, a biblioteca consome 30% menos energia que a média, enquanto provê uma porcentagem de vistas em relação com a superfície do edifício de 70%.

© Jon Miller _ Hedrich Blessing
© Jon Miller _ Hedrich Blessing

SOM trabalhou em conjunto com Wight and Company. A biblioteca foi desenhada para alcançar a certificação LEED® Gold. O edifício funciona como uma peça arquitetônica conjuntural para o entorno e para o coração simbólico da comunidade.

© Jon Miller _ Hedrich Blessing
© Jon Miller _ Hedrich Blessing
Detalhe
Detalhe

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
SOM
Escritório
Cita: "Biblioteca Chinatown Branch / SOM" [Chinatown Branch Library / SOM] 30 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784012/biblioteca-chinatown-branch-som> ISSN 0719-8906