Biblioteca Chinatown Branch / SOM

Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 1 de 22
© Jon Miller _ Hedrich Blessing

Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 2 de 22Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 3 de 22Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 4 de 22Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 5 de 22Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Mais Imagens+ 17

  • Proprietário: City of Chicago – Chicago Public Library
  • Equipe: Skidmore, Owings & Merrill LLP and Wight & Company
  • Cidade: Chicago
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 15 de 22
Planta Baixa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca em Chinatown Branch funciona como um novo ponto cívico, educativo e de encontro para a vizinhança chinesa em Chicago. Este novo projeto provê do tão necessitado espaço de convivência focado na inclusão de atividades comunitárias, e dirigido pela ideia de uma aprendizagem baseada nas novas tecnologias.

Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 13 de 22
© Jon Miller _ Hedrich Blessing

No exterior, o acômodo de vários painéis verticais são justapostos ao vidro ultra-transparente e de alto rendimento que reveste o edifício, maximizando a visibilidade tanto para o pedestre que passa no lugar, como para o usuário nos interiores da biblioteca. Durante a noite, o edifício se converte numa imagem vívida de uma lanterna no meio da escuridão. A entrada sul do edifício, com sua forma triangular suavizada, em combinação com a gentil circulação interior, referenciam princípios do Feng Shui, ressonando valores primários da comunidade.

Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 10 de 22
© Jon Miller _ Hedrich Blessing

No interior, o edifício de dois níveis, foi desenhando de acordo com a flexibilidade e uso. Os arquitetos tiveram a colaboração dos funcionários da Biblioteca Pública de Chicago para identificar as possibilidades de otimização no programa, encontrando a forma de incrementar o potencial de cada espaço no projeto: a área de encontro comunitária no térreo, a área infantil no primeiro pavimento, e o segundo pavimento voltado para jovens e adultos. Como o planejamento de um jardim chinês, cada espaço está articulado com a sala central do átrio, brindando claridade e coesão espacial.

Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 21 de 22
Detalhe

Algumas das características sustentáveis do projeto incluem calefação radiante, tanques termais de armazenamento no subsolo, um teto verde, sistema de retenção de águas pluviais subterrâneo e tecnologias de iluminação natural. Uma tela de proteção solar integrada à cortina de vidro que reveste o edifício, reduz a incidência térmica solar sem comprometer as vistas, assim, a biblioteca consome 30% menos energia que a média, enquanto provê uma porcentagem de vistas em relação com a superfície do edifício de 70%.

Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 9 de 22
© Jon Miller _ Hedrich Blessing

SOM trabalhou em conjunto com Wight and Company. A biblioteca foi desenhada para alcançar a certificação LEED® Gold. O edifício funciona como uma peça arquitetônica conjuntural para o entorno e para o coração simbólico da comunidade.

Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 4 de 22
© Jon Miller _ Hedrich Blessing
Biblioteca Chinatown Branch / SOM - Imagem 22 de 22
Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chicago, IL, EUA

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Chinatown Branch / SOM" [Chinatown Branch Library / SOM] 30 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784012/biblioteca-chinatown-branch-som> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.