Ballhaus / Hope of Glory

Ballhaus / Hope of Glory - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: HoG Architektur; HoG Architektur
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2307
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paul Ott
© Paul Ott

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício residencial Stadthaus Ballhausgasse ocupa um lote vazio de longa data nesta rua do casco histórico de Graz, Áustria. O desenho da fachada principal interpreta as linhas arquitetônicas de finais do século XIX através de uma linguagem contemporânea. A plasticidade criada pelo jogo de luz e sombra sobre as cornijas, protuberâncias de janelas e elementos estruturais contíguos, assim como sua organização, é conseguida através da absorção e integração destes elementos à nova fachada com efeito de espelho.

© Paul Ott

Uma sútil inclinação dos elementos triangulares que compõem a fachada cria uma aparência tridimensional e produz uma conexão com as diferentes cornijas dos edifícios circundantes, diminuindo desta forma a diferença entre o número de pavimentos com os padrões do século XIX. O resultado é uma interação diferenciada entre a superfície das janelas e a fachada do edifício a distintos níveis expostos à rua, assumindo um caráter representativo típico dos edifícios da época, tanto pela complexidade e detalhe dos elementos, como pela excepcional qualidades dos materiais, contrastando com o minimalismo formal das fachadas posteriores.

Fachada Norte

A particularidade do contexto radica também neste lote vazio que era o único restante numa linha frontal, contígua e homogênea de edifícios. Stadthaus Ballhausgasse explora um jogo de integração e mera imitação, utilizando um novo tipo de material com acabamento espelhado - aço inoxidável altamente polido, atualmente um dos materiais de mais alta qualidade; o aço inoxidável tem uma sútil vida própria e características visuais únicas, já que não é perfeitamente liso ou duro como o vidro. Através do efeito especular da reflexão, a fachada devolve uma imagem das fachadas opostas, que pela inclinação sútil dos elementos refletidos, aparece refratada como num caleidoscópio. O novo edifício tem o efeito paradoxal de assumir uma forte presença e uma quase ausência, através da desmaterialização.

© Paul Ott

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ballhausgasse, 8010 Graz, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ballhaus / Hope of Glory" [Ballhaus / HoG Architektur] 17 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783800/ballhaus-hope-of-glory> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.