Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas

Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas - Imagem 3 de 25Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas - Imagem 7 de 25Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas - Imagem 14 de 25Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas - Imagem 15 de 25Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas - Mais Imagens+ 20

Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas - Imagem 9 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova, uma cidade perto da histórica cidade universitária de Coimbra, é um projeto patrocinado pelas autoridades locais e planejado para integrar uma área de equipamentos importantes da cidade, tais como: escolas, campos desportivos e parques.

Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas - Imagem 1 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

O edifício foi projetado com um único nível e compreende dois volumes longos paralelos levantados do chão, sendo articulados através de um corredor de distribuição interna, no topo do qual reside o serviço de entrada da biblioteca. A importância de cada um dos volumes é dada por seu tamanho, mas também pelo seu revestimento: pedra no volume mais nobre das salas de leitura e gesso branco no volume de serviço. A passos largos e uma rampa suave que conduz à plataforma onde reside a entrada do público da biblioteca, é composto um conjunto escultórico que ajuda a definir a fachada principal do edifício.

Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas - Imagem 2 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto é baseado em uma distribuição clara e funcional, permitindo que a biblioteca seja organizada e entendida por seus usuários. No maior volume são localizadas as áreas públicas, enquanto o corpo estreito contém todas as dependências de serviços internos. Todo o sistema é totalmente informatizado e acessível a pessoas com algum tipo de deficiência.

Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas - Imagem 14 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

A hierarquia espacial também é reforçada pelas diferentes escalas usadas em janelas, que marcam as diferentes características dos espaços de adultos, crianças e serviços. O primeiro parece claramente sobre o espaço verde circundante, oferecendo generosas aberturas ao sul que são eficientemente controladas por um brise-soleil metálico. Os espaços restantes têm janelas mais pontuais, evitando a agressiva luz do sol a oeste, ajustando seu tamanho com a natureza das suas atividades. Um sistema de iluminação natural, atravessando o telhado em forma de claraboias cônicas, complementa as formas mais tradicionais de iluminação, marcando os espaços mais importantes do edifício, com conjuntos de luz que variam ao longo do dia.

Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas - Imagem 16 de 25

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas" [Condeixa Public Library / S&F] 12 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783673/biblioteca-publica-de-condeixa-a-nova-sitios-e-formas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.