O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Portugal
  5. Sitios e Formas
  6. 2008
  7. Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas

Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas

Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas
Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 25

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova, uma cidade perto da histórica cidade universitária de Coimbra, é um projeto patrocinado pelas autoridades locais e planejado para integrar uma área de equipamentos importantes da cidade, tais como: escolas, campos desportivos e parques.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

O edifício foi projetado com um único nível e compreende dois volumes longos paralelos levantados do chão, sendo articulados através de um corredor de distribuição interna, no topo do qual reside o serviço de entrada da biblioteca. A importância de cada um dos volumes é dada por seu tamanho, mas também pelo seu revestimento: pedra no volume mais nobre das salas de leitura e gesso branco no volume de serviço. A passos largos e uma rampa suave que conduz à plataforma onde reside a entrada do público da biblioteca, é composto um conjunto escultórico que ajuda a definir a fachada principal do edifício.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto é baseado em uma distribuição clara e funcional, permitindo que a biblioteca seja organizada e entendida por seus usuários. No maior volume são localizadas as áreas públicas, enquanto o corpo estreito contém todas as dependências de serviços internos. Todo o sistema é totalmente informatizado e acessível a pessoas com algum tipo de deficiência.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

A hierarquia espacial também é reforçada pelas diferentes escalas usadas em janelas, que marcam as diferentes características dos espaços de adultos, crianças e serviços. O primeiro parece claramente sobre o espaço verde circundante, oferecendo generosas aberturas ao sul que são eficientemente controladas por um brise-soleil metálico. Os espaços restantes têm janelas mais pontuais, evitando a agressiva luz do sol a oeste, ajustando seu tamanho com a natureza das suas atividades. Um sistema de iluminação natural, atravessando o telhado em forma de claraboias cônicas, complementa as formas mais tradicionais de iluminação, marcando os espaços mais importantes do edifício, com conjuntos de luz que variam ao longo do dia.

Ver a galeria completa

Cita: "Biblioteca Pública de Condeixa-a-Nova / Sitios e Formas" [Condeixa Public Library / Sitios e Formas] 12 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783673/biblioteca-publica-de-condeixa-a-nova-sitios-e-formas> ISSN 0719-8906