Anunciados os vencedores do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

O grupo Saint-Gobain anunciou recentemente os vencedores do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável. O concurso reconhece importantes projetos e conscientiza sobre a importância da sustentabilidade para o setor. Dividida em duas categorias: Profissional e Estudante, o prêmio ofereceu aos primeiros colocados da categoria Profissional R$ 20 mil, um troféu e um diploma. Já os segundos lugares foram contemplados com R$ 10 mil. O único ganhador da categoria Estudante foi premiado com um MacBook Pro, um troféu e um diploma. Entre os primeiros colocados de todas as modalidades, nas duas categorias, foi escolhido o grande vencedor da categoria Melhor dos Melhores, premiado com uma viagem para a França, onde conhecerá o Domolab, centro de inovação do Grupo.

Para Thierry Fournier, presidente da Saint-Gobain para Brasil, Argentina e Chile, os projetos recebidos possuem grande qualidade e seus participantes têm demonstrado forte engajamento ao longo das três edições, desejando contribuir para a evolução da construção civil no Brasil. “Esta premiação reforça para o mercado a importância dos materiais de construção para estimular a criatividade e as possibilidades técnicas dos profissionais do setor em desenvolver projetos que combinam eficiência energética, consumo responsável de recursos naturais, assim como o bem-estar e o conforto dos seus usuários”, diz o executivo. Fournier comenta que o prêmio é uma oportunidade de incentivar a inserção da sustentabilidade em projetos com diversas finalidades “Nossa intenção é mostrar que nossas tecnologias são acessíveis a todos os tipos de construções [populares ou de alto padrão], para torná-las cada vez mais sustentáveis e confortáveis”, completa o presidente.

Veja, a seguir, os projetos vencedores:

“MELHOR DOS MELHORES”

O trabalho vencedor propôs um conceito de hotel que se destaca no quesito sustentabilidade. Desenvolvido por João Paulo Payar, do escritório Arkiz, o projeto Aliah Hotel foi o grande vencedor por adotar um conceito arquitetônico que apresenta estratégias de conforto ambiental e eficiência energética. A chegada ao hotel é marcada por uma praça de acesso e recepção que constitui um mirante para a observação da paisagem campestre.

Essa praça articula o acesso à entrada do hotel, do centro de convenções e do restaurante panorâmico situado acima, criando uma espécie de ponte. O objetivo final é tornar a sustentabilidade um aspecto vivencial do hotel que o hóspede possa perceber, sentir e tocar.

Anunciados os vencedores do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura - Mais Imagens

CATEGORIA PROFISSIONAL

Na modalidade Empresarial, o primeiro lugar foi o projeto de João Paulo Payar, que também foi premiado na categoria Melhores dos Melhores. Já o segundo lugar ficou com Celso Rayol, do Cité Arquitetura, com o trabalho Complexo Multiuso, que promove a diversificação dos usos na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. O projeto visa à integração entre o usuário do complexo e a população do entorno, resolvendo questões de forma sustentável.

Ainda na categoria Profissional, na modalidade Residencial, o primeiro lugar foi o projeto de Marcelo Consiglio Barbosa, do Barbosa & Corbucci Arquitetos Associados. O trabalho Habitação Estudantil teve como objetivo melhorar as condições de habitação dos estudantes, por meio de um sistema construtivo e arquitetônico que combina baixo custo e qualidade. O segundo lugar ficou com Christian Renato D’Abruzzo, da Intrio Arquitetos, com o projeto Habitat Belagua, que visa atender a comunidades com baixa renda na zona rural Belagua, no Maranhão.

Na modalidade Institucional, o vencedor, Daniel de Barros Gusmão, do escritório Daniel de Barros Gusmão Arquitetos Associados, apresentou o trabalho Edifício Anexo do BNDES. A proposta arquitetônica foi desenvolvida a partir dos anseios de duas entidades detentoras do terreno: o BNDES e a Irmandade Franciscana.

O segundo lugar foi de João Batista Martinez Corrêa, do JBMC Arquitetura e Urbanismo, com o projeto Uma Escola Urbana Sustentável.

O grande vencedor da modalidade Arquitetura de Interiores foi Lucas Buitoni, que, com o trabalho Reforma Residência Urbana Sustentável Manduri, propôs a reforma geral de um sobrado geminado dos anos 40, respeitando a implantação existente e utilizando técnicas sustentáveis de construção. O segundo lugar foi de Paula Zasnicoff Cardoso, que desenvolveu o projeto do Restaurante Olga Nur composto de ambiências variadas para reforçar a abertura do edifício e sua integração com a calçada e a rua.

CATEGORIA ESTUDANTE

Na categoria Estudante, o ganhador foi Fábio Jessé, do Centro Universitário Tupy – UNISOCIESC, pelo projeto Habitação Emergencial para Refugiados em Clima Quente e Seco. Orientado pela professora Cristienne Magalhães Pereira Pavez, do curso de arquitetura e urbanismo, o estudo teve como objetivo conceber um modelo de habitação emergencial a ser utilizado em acampamentos de refugiados localizados em clima quente e seco, e foi aplicado no Acampamento de Zaatari, na Jordânia, Oriente Médio.

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável foi criado em 2013 para incentivar o uso de soluções e práticas inovadoras em prol da sustentabilidade na construção civil brasileira, além de se aproximar dos arquitetos, profissionais e estudantes da construção civil, que são estratégicos para o Grupo.

A 3ª edição do Prêmio Saint-Gobain teve 796 projetos inscritos, elaborados por profissionais e estudantes das áreas de arquitetura, urbanismo, design de interiores, engenharia e tecnologia da construção.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Amanda Ferber. "Anunciados os vencedores do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura" 24 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783596/anunciados-os-vencedores-do-premio-saint-gobain-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.