Hotel Seamarq / Richard Meier & Partners

© Roland Halbe
Gangneung-si, Coreia do Sul
  • Arquitetos: Richard Meier & Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  39420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roland Halbe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceccotti Collezioni

Hotel Seamarq / Richard Meier & Partners - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos Responsáveis: Richard Meier, Dukho Yeon
  • Diretores De Projeto: Vivian Lee, Guillermo Murcia
  • Arquitetos Do Projeto: Hyung Sok Moon, Greg ChungWhan Park, Hans Put
  • Colaboradores: Kevin Baker, Joseph T. DeSense III, Aurora Farewell, Emi Honda, Katie Kasabalis, Robert Kim, Chris Layda, Seo Joo Lee, Richard Liu, Diana Lui, Marianna Mello, Sharon Oh, Nathan Petty, Yuan Yang Teng, Sang Min Yoo
  • Proprietários: Hyundai Heavy Industries Co., Ltd (HHI)
  • Arquitetos Associados: Hyundai Architects & Engineers Associates Co. Ltd, Doojin Hwang Architects
  • Cidade: Gangneung-si
Mais informaçõesMenos informações
© Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O hotel está ancorado em uma planície alta muito próxima ao mar, como se estivesse emergindo da terra. Contrariamente à isso, a sala de banquetes encontra-se em um planalto inferior conectada por uma ponte, ambos edifícios integrados dentro da paisagem. Uma rica sequência de espaços se despega ao começar uma procissão desde a aproximação até a rua principal ao longo do lago Gyeongpo, passando pelo pátio de acesso e a porta até a praça de entrada do hotel que se caracteriza pela vegetação local.

O caminho ascendente até o hotel flui suavemente ao redor do terreno natural através do bosque de pinheiros e oferece feixes de vistas emoldurados do Canal Gyeongpo e do hotel. A sequência de espaços ao ar livre e os conceitos de paisagismo foram desenvolvidos em colaboração com James Corner Field Operations e um consultor local de paisagismo.

Planta de Situação

Richard Meier comenta: "Com este hotel aspiramos criar algo inovador. Os princípios que guiam o trabalho no escritório tem sua origem em problemas de desenho atemporais e clássicos, tais como o contexto, o local e o uso da luz natural. No meu trabalho procuro encontrar através do desenho o melhor que existe e o que pode ser. Meu propósito é entregar a arquitetura moderna, reflexiva e original que é tão acessível quanto bonita, humanista tanto quanto disciplinada. Trata-se de uma arquitetura que tem a ver com o indivíduo, assim como com a comunidade em geral".

Nosso objetivo principal para o Hotel Seamarq foi criar um forte sentido do lugar através da melhora e da transformação das instalações existentes de uma maneira dramática. Muitas das chaves do desenho provém do local: sua luz, sua paisagem, sua topografia. Talvez a decisão inicial mais importante foi trabalhar com a configuração do terreno e desenhar o complexo do hotel em relação a topografia existente".

© Roland Halbe

Dukho Yeon, sócio responsável pelo desenho, comenta: "Este é um projeto muito importante para mim, já que é o primeiro projeto em meu país de origem. Tem sido uma tarefa difícil para nós devido a complexidade, a sutileza do programa e a natureza sensível do local, mas estamos muito orgulhosos do excelente resultado que supera nossas expectativas".

"A forma geométrica da torre do hotel segue a forma suave e os contornos da colina, com uma torre trapezoidal de 11 pavimentos situada no alto de uma base de quatro pavimentos que compreende 150 habitações. Quase todas as habitações possuem vistas ao mar e algumas delas com espetaculares vistas ao lago Gyeongpo e as distantes montanhas de Taebaek".

© Roland Halbe

Um generoso terraço ao ar livre com uma piscina de borda infinita e vistas panorâmicas do oceano, converte-se em um espaço característico do hotel no quinto pavimento. Além de oferecer um lugar para eventos sociais, o terraço atuam como um espaço de transição entre a base do volume e a alta torre.

“Ao desenhar um edifício que está na água, a vista sobre esta possui prioridade, por isso, todos os espaços públicos, todos os lugares de estar abrem-se para a água. Deste modo, existe uma relação entre aberto e fechado, entre opacidade e transparência. As habitações e os espaços públicos no Seamarq são em muitos aspectos relacionados com algumas das primeiras casas que desenhei, como a Casa Smith e a Casa Douglas, onde há um espaço aberto, uma grande quantidade de transparência e uma abertura a natureza ao redor da área", disse Meier.

Planta baixa - térreo

A porta principal emoldurada pela marquise do hotel e a entrada a sala de banquete abre-se a um grande hall de pé-direito duplo e um bar voltado ao mar no térreo com um terraço livre envolvente que funciona como uma extensão do salão de acesso. As vistas são ininterruptas e maximizadas com espaços interiores e exteriores que fluem juntos e sem quebras. O restaurante está situado na paisagem existente em um nível mais baixo do hall e desfruta de vistas imediatas e próximas ao mar e à praia. O spa está em um nível mais baixo, com espaços abertos a densa vegetação e paisagem, com sua forma seguindo a linha natural da colina. Um suíte presidencial encontra-se encima da torre com um generoso terraço e pátio-jardim com vistas abertas a todas as direções. 

A fina forma angular do edifício contrasta com as formas suaves da colina e os pavimentos inferiores do restaurante e spa. A silhueta mutante do edifício é percebida de forma diferente desde vários pontos de vista com suas varandas flutuantes, planos articulados, alturas variantes e uma marquise em balanço da suíte presidencial que são elementos característicos do desenho. A fachada exposta no núcleo se expressa com um padrão irregular que cria movimento e equilíbrio. As formas expressadas em uma paleta de cor clara e branca faz com que o edifício se transforme ao longo do dia com a interação da luz e o contexto que o rodeia.

© Roland Halbe

Devido à paleta na sua maior parte (a cor da arquitetura minimalista) a iluminação é utilizada para ressaltar todos os elementos cálidos, tais como as escadas e painéis de madeira, para aquecer os interiores. Alternando entre luzes suaves e focalizadas são acentuados os ângulos geométricos utilizados para delimitar os espaços interiores e exteriores.

O alcance do L'Observatoire International incluiu a iluminação exterior, todas as áreas e comodidades interiores públicas, assim como as habitações e suítes.

© Roland Halbe

Richard Meier comenta: "O desenho do hotel se encarrega da fabricação do espaço, não do espaço abstrato, não do espaço sem escala, mas do espaço cujo ordem e definição está relacionada a luz, a escala humana e a cultura da arquitetura. Cada componente do hotel foi cuidadosamente desenhado levando em conta as áreas públicas, o clima e a luz natural do Mar do Leste".

Corte

"A estratégia que unifica todo o projeto é a preocupação constante da luz natural e o estabelecimento de conexões entre o hotel, a sala de banquetes e o restante do complexo. Estamos orgulhosos do que fomos capazes de desenhar, todos os aspectos deste projeto a partir da sequência de entrada, a paisagem, e os detalhes do interiores. Espero que o Hotel Seamarq seja um projeto de transformação para a região e para a Coreia".

© Roland Halbe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gangneung-si, Gangwon-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Seamarq / Richard Meier & Partners" [Seamarq Hotel / Richard Meier & Partners] 11 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783383/hotel-seamarq-richard-meier-and-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.