O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Holanda
  5. Mateo Arquitectura
  6. 2011
  7. Sede PGGM - Fase II / Mateo Arquitectura

Sede PGGM - Fase II / Mateo Arquitectura

Sede PGGM - Fase II / Mateo Arquitectura
Sede PGGM - Fase II  / Mateo Arquitectura, Courtesy of Mateo Arquitectura
Courtesy of Mateo Arquitectura

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    Zeist, Holanda
  • Arquiteto Responsável

    Josep Lluís Mateo
  • Área

    25000.0 m²
  • Ano do projeto

    2011
© Adrià Goula
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2003, Josep Lluís Mateo venceu a licitação para a extensão do que viria a ser a nova sede da empresa holandesa de seguros PGGM, na cidade de Zeist. O concurso abordou a necessidade de adicionar 25.000 m² de espaço de escritório para o edifício existente, ao mesmo tempo recuperando um parque com a construção de um estacionamento subterrâneo de 25.000 m².

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A construção existente seguia um eixo norte sul disposto na paisagem de vegetação abundante. A conservação, reforço e intensificação das qualidades intrínsecas desta paisagem forma a base para o projeto.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Integração do novo edifício com a paisagem

A integração é alcançada através da leveza e permeabilidade visual dos materiais utilizados para o novo edifício, garantindo que a relação visual entre o interior e exterior é completa e direta.

Courtesy of Mateo Arquitectura
Courtesy of Mateo Arquitectura

O espaço de estacionamento térreo é relocado para uma nova área de estacionamento subterrâneo, liberando todo o parque para a paisagem de contínuo verde.

Planta Térreo
Planta Térreo

Integração do novo com o existente

O volume do novo edifício emerge como um layout de acordo com aquele do edifício original. O edifício existente era feito de diferentes alas de escritórios que se cruzavam, deixando apenas um pátio entre eles. Continuando esta lógica, um novo layout aparece ao sul do terreno. Esta disposição é configurada por duas grandes e alongadas alas de escritórios, unidas por pequenos edifícios que espacialmente conecta o novo com o existente.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

No espaço aberto dentro do edifício existente, um volume transparente é introduzido, elevado sobre o térreo. A forma em X deste volume é superposta e adaptada para integrar e comunicar com os edifícios do entorno. A adição deste edifício-pátio é uma solução funcional para as longas distâncias do edifício existente.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

Conforto visual e acústico, ambiente saudável de trabalho, qualidade nos espaços externos e sistemas construtivos sustentáveis são os fatores que guiam a prática arquitetônica e a reflexão estética. Isso é manifestado pelos sistemas de ventilação sofisticados, construídos nas coberturas falsas do edifício para naturalmente filtrar o ar externo para todos os espaços. Esta maneira mais natural de filtragem representa significativa economia e livra o edifício de tubos e maquinário que poderia interferir visual e acusticamente no ambiente de trabalho.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Não apenas funcionalidade

O edifício e seu mobiliário são projetados para se adaptar à vários métodos de trabalho, oferecendo espaços flexíveis com múltiplas possibilidades para permitir que funcionários escolham o local do edifício que querem trabalhar. Além disto, espaços de relaxamento e recreação também estão previstos, juntamente com áreas como o Boulevard, proporcionando encontros casuais, espaços informais característicos do trabalho temporário.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Paisagem

Para criar um contexto apropriado para a nova sede, os jardins foram recuados e liberados ao redor do edifício e das áreas de estacionamento e serviços, integrados no volume da nova construção. Esta intervenção permitiu um grande parque privado.

Courtesy of Mateo Arquitectura
Courtesy of Mateo Arquitectura

As novas comunicações e os espaços de trabalho são acomodados em uma passarela elevada que foi criada para unir o edifício antigo e o novo. A leveza e permeabilidade visual dos materiais utilizados se abrem para a paisagem criada, garantindo uma relação visual direta e total entre o interior e exterior. O funcionário está no interior, mas também está no exterior.

Courtesy of Mateo Arquitectura
Courtesy of Mateo Arquitectura
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Sede PGGM - Fase II / Mateo Arquitectura" [PGGM Headquarters - Phase II / Mateo Arquitectura] 04 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783165/sede-pggm-fase-ii-mateo-arquitectura> ISSN 0719-8906