Sede PGGM - Fase II / Mateo Arquitectura

Sede PGGM - Fase II  / Mateo Arquitectura - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Mateo Arquitectura; Mateo Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Integra
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2003, Josep Lluís Mateo venceu a licitação para a extensão do que viria a ser a nova sede da empresa holandesa de seguros PGGM, na cidade de Zeist. O concurso abordou a necessidade de adicionar 25.000 m² de espaço de escritório para o edifício existente, ao mesmo tempo recuperando um parque com a construção de um estacionamento subterrâneo de 25.000 m².

© Adrià Goula

A construção existente seguia um eixo norte sul disposto na paisagem de vegetação abundante. A conservação, reforço e intensificação das qualidades intrínsecas desta paisagem forma a base para o projeto.

© Adrià Goula

Integração do novo edifício com a paisagem

A integração é alcançada através da leveza e permeabilidade visual dos materiais utilizados para o novo edifício, garantindo que a relação visual entre o interior e exterior é completa e direta.

via Mateo Arquitectura

O espaço de estacionamento térreo é relocado para uma nova área de estacionamento subterrâneo, liberando todo o parque para a paisagem de contínuo verde.

Planta Térreo

Integração do novo com o existente

O volume do novo edifício emerge como um layout de acordo com aquele do edifício original. O edifício existente era feito de diferentes alas de escritórios que se cruzavam, deixando apenas um pátio entre eles. Continuando esta lógica, um novo layout aparece ao sul do terreno. Esta disposição é configurada por duas grandes e alongadas alas de escritórios, unidas por pequenos edifícios que espacialmente conecta o novo com o existente.

© Adrià Goula

No espaço aberto dentro do edifício existente, um volume transparente é introduzido, elevado sobre o térreo. A forma em X deste volume é superposta e adaptada para integrar e comunicar com os edifícios do entorno. A adição deste edifício-pátio é uma solução funcional para as longas distâncias do edifício existente.

© Adrià Goula

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

Conforto visual e acústico, ambiente saudável de trabalho, qualidade nos espaços externos e sistemas construtivos sustentáveis são os fatores que guiam a prática arquitetônica e a reflexão estética. Isso é manifestado pelos sistemas de ventilação sofisticados, construídos nas coberturas falsas do edifício para naturalmente filtrar o ar externo para todos os espaços. Esta maneira mais natural de filtragem representa significativa economia e livra o edifício de tubos e maquinário que poderia interferir visual e acusticamente no ambiente de trabalho.

© Adrià Goula

Não apenas funcionalidade

O edifício e seu mobiliário são projetados para se adaptar à vários métodos de trabalho, oferecendo espaços flexíveis com múltiplas possibilidades para permitir que funcionários escolham o local do edifício que querem trabalhar. Além disto, espaços de relaxamento e recreação também estão previstos, juntamente com áreas como o Boulevard, proporcionando encontros casuais, espaços informais característicos do trabalho temporário.

© Adrià Goula

Paisagem

Para criar um contexto apropriado para a nova sede, os jardins foram recuados e liberados ao redor do edifício e das áreas de estacionamento e serviços, integrados no volume da nova construção. Esta intervenção permitiu um grande parque privado.

via Mateo Arquitectura

As novas comunicações e os espaços de trabalho são acomodados em uma passarela elevada que foi criada para unir o edifício antigo e o novo. A leveza e permeabilidade visual dos materiais utilizados se abrem para a paisagem criada, garantindo uma relação visual direta e total entre o interior e exterior. O funcionário está no interior, mas também está no exterior.

via Mateo Arquitectura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zeist, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede PGGM - Fase II / Mateo Arquitectura" [New Head Office for PGGM / Mateo Arquitectura] 04 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783165/sede-pggm-fase-ii-mateo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.