Casa MF+FS / João Rapagão

Casa MF+FS / João Rapagão - Mais Imagens+ 14

© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aproximadamente cem anos separam as duas fases desta casa. A primeira fase (1906) é marcada por uma morfologia e tipologia usual na praia de Miramar, caracterizada pela linguagem nostálgica e imagem romântica do início do século XX. Ela consiste em dois volumes, um para o norte, associado à estrada de acesso ao mar para uma habitação unifamiliar, o outro para o sul, para a garagem. Ambos são expandidos em seus usos e na forma por dois volumes que marcam a segunda fase (2012).

© José Campos

Essas novas versões adicionam uma gama de usos individuais e sociais, dimensionamentos espaciais, sala comum, como no Norte, e satisfazem os usos funcionais mais exigentes, tais como a cozinha, lavanderia e armários. No norte também há uma biblioteca onde o conhecimento é assimilado e instrumentos musicais são recitados. A necessidade de um espaço para um gerente de negócios e um estúdio para uma criativa designer de moda criam condições que validam o conceito de trabalho em casa. Um novo volume está destinado a garagem e convívio ao Sul.

Planta

As adições e expansões volumetricamente descritas evoluem ao longo do espaço vazio central do lote, criando um pátio animado, formalizado pelas duas fachadas de vidro que relacionam visualmente as experiências familiares. Entre as duas metades, norte e sul, existe uma passagem que promove uma distribuição que associa as duas partes. Dividida em espaços individuais e atendendo diferentes vocações individuais - que se reúnem em espaços sociais -, a organização anima a casa que progride em conformidade com as idades de seus habitantes.

© José Campos

A clareza formal e especial caracteriza adições e extensões em contraste com a imagem datada e a linguagem existente. Os vãos horizontais, extensivos, anunciam esta distinção temporal e separação, claramente contemporânea. Os materiais tradicionais ou contemporâneos, e os atuais sistemas de construção introduzidos, assumem neutralidade e confirmam esta gama secular com unidade e continuidade espacial.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MF+FS / João Rapagão" [House MF+FS / ] 03 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783086/house-mf-plus-fs-joao-rapagao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.