Residência Breeze / Mel Schenck

Residência Breeze / Mel Schenck - Mais Imagens+ 14

Tân Phú, Vietnã
  • Arquitetos: Mel Schenck; Mel Schenck
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  309
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eglo
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é uma estrutura da modernidade com uma fachada própria da era da informação. Trata-se de um experimento no qual se expressa o caráter amorfo, aleatório e destoante dessa era. A análise subjetiva entra em acordo com decisões racionais para reduzir o uso de energia através da ventilação natural.

© Hiroyuki Oki

O objetivo principal desta casa é proporcionar um lugar cômodo para o arquiteto e sua família aposentada. Incorporam-se na proposta muito ar e muita luz aproveitando as vantagens da relação interior/exterior neste clima tropical. A ventilação natural implementada procura reduzir ao mínimo o uso do ar-condicionado, e para isto abre-se uma grande parte das fachadas exteriores para que a brisa flua através das aberturas.

Planta Baixa

As casas coloniais francesas como as primeiras modernistas no Vietnã, possuíam extensas aberturas na parte superior e nas fachadas exteriores de cada um dos seus pavimentos, utilizando também ventiladores para mover o ar através destas aberturas. Entretanto, a grande maioria das casas construídas em Vietnã durante as últimas duas décadas foram feitas mais fechadas, como cavernas, devido a redução de custos com ar-condicionado. 

© Hiroyuki Oki

A residência conta com persianas de vidro nas coberturas superiores e nas paredes divisórias no interior que permitem a ventilação por toda a casa e também pela abertura das escadas. As persianas podem ser fechadas para permitir o uso do ar-condicionado se for preciso, mas na prática, resulta desnecessário já que a brisa desloca-se através da casa constantemente. 

© Hiroyuki Oki

Portas e janelas permanecem abertas durante o dia na maioria das casas vietnamitas para deixar fluir a ventilação, porém a noite devem ser fechadas por motivos de segurança. A maioria das casas dispõe de grelhas de metal ou telas no interior das portas e janelas. Nesta casa a grelha de metal envolve todo o exterior da casa e por isso, as janelas podem permanecer abertas todo o tempo, se esse for o desejo dos proprietários. O efeito causado é como viver em uma gaiola de passarinho, e não como numa cela de prisão. As telas de metal fora das varandas se estendem para integrá-las ao espaço das habitações. 

Corte

As varandas são muito comuns nas casas vietnamitas, quase sempre retangulares e de 1 metro de largura, com capacidade para uma ou duas cadeiras. As portas e janelas exteriores desta casa se estendem em diferentes ângulos e permitem colocar mesas e cadeiras no espaço dos 3 metros resultantes. 

© Hiroyuki Oki

Esta combinação de varandas estendidas em cada pavimento, assim como as telas de segurança em metal oferece oportunidades para uma arquitetura que vai mais além das modernidade. O arquiteto respeita o estilo modernista das casas desenhadas pelos arquitetos modernistas vietnamitas nos últimos 80 anos. Eles continuam experimentando através de composições abstratas de linhas, padrões, materiais, texturas, cores, formas e volumes. Porém, estas composições que quase sempre conservam-se ortogonais, nesta casa não o são. 

© Hiroyuki Oki

Os limites angulares das varandas com um recuo sucessivo de um metro em cada pavimento, obriga a rede de metal a deformar-se como uma cascata em descenso pelos quatro pavimentos da casa. Esta deformação e o padrão utilizado nas barras de aço transversais são a expressão da aleatoriedade, enquanto a estratificação das telas contra as varandas e as estantes de luz exemplificam a dissonância da era informática. A complexidade de tal era se expressa, portanto, em um conceito simples.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Breeze / Mel Schenck" [Breeze House / Mel Schenck] 24 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782545/residencia-breeze-mel-schenck> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.