O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Transporte
  4. Tailândia
  5. Jahn
  6. 2006
  7. Terminal de Passageiros do Aeroporto de Suvarnabhumi / Jahn

Terminal de Passageiros do Aeroporto de Suvarnabhumi / Jahn

  • 17:00 - 18 Fevereiro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Terminal de Passageiros do Aeroporto de Suvarnabhumi / Jahn
Terminal de Passageiros do Aeroporto de Suvarnabhumi / Jahn, © Rainer Viertlboeck
© Rainer Viertlboeck

© Rainer Viertlboeck © Rainer Viertlboeck © Rainer Viertlboeck © Rainer Viertlboeck + 19

  • Arquiteto Associado / Engenheiro

    ACT Consultants
  • Diretor de Projeto

    TAMS Consultants / Earth Tech
  • Conceito Estrutural

    Werner Sobek Ingenieure
  • Clima e Meio Ambiente

    Transsolar Energietechnik
  • Superestrutura do Terminal Principal

    Martin/Martin
  • Concreto Estrutural

    John A. Martin & Associates
  • Engenharia Mecânica / Elétrica / Hidrossanitaria

    Flack + Kurtz
  • Consultoria Acústica

    Blum Laboratorium
  • Iluminação

    Yann Kersalé
  • Obra de Arte Interior

    NT Architects-Planners
  • Consultor

    BNP Associates, Inc.
  • Construtora Principal

    ITO Joint Venture Italian-Thai Development Takenaka Corporation Obayashi Corporation
  • Mais informações Menos informações
© Rainer Viertlboeck
© Rainer Viertlboeck

Descrição enviada pela equipe de projeto. O aeroporto de Suvarnabhumi está construído em um terreno virgem a 24 km ao leste de Bangkok. A primeira fase, com capacidade para 45 milhões de passageiros anuais incluirá 56 portões de embarque e 64 espaços no pátio com 563.000 m2 de instalações do terminal. A capacidade máxima prevista depois da expansão gradual será de 120 milhões de passageiros anuais.

Planta Baixa
Planta Baixa

O planejamento geral utiliza um conceito de terminal / cais que confere maior importância a circulação dos passageiros do que a circulação de aeronaves. 

© Rainer Viertlboeck
© Rainer Viertlboeck

Uma grande estrutura enredada colocada sobre o complexo de edifícios, funcionalmente separados, unifica o local e fortalece a imagem arquitetônica quando é abordado desde a terra. Desenhado para acomodar o crescimento do futuro terminal, a trama cumpre uma importante função sombreando as estruturas da luz solar direta, o que reduz as cargas mecânicas. 

Corte 1
Corte 1

Espaços ao ar livre entre os edifícios também foram sombreadas pela cobertura enredada e são importantes para o conceito geral. Em vez de simplesmente compreender áreas vazias reservadas para uma futura expansão, são pátios úteis para os pedestres e um equipamento visual para os passageiros no terminal de cima. Artefatos culturais e elementos arquitetônicos tradicionais são colocados dentro destes pátios, unindo o complexo do terminal às tradições culturais da Tailândia. 

© Rainer Viertlboeck
© Rainer Viertlboeck

Desenho Integrado de Edifícios para o aeroporto Suvarnabhumi

O planejamento do aeroporto de Suvarnabhumi é uma obra-prima do trabalho interdisciplinar entre arquitetos e engenheiros. A complexidade e o tamanho do aeroporto requeriam novas soluções arquitetônicas e de engenharia. O objetivo de criar um edifício de baixa energia com as necessidades e o desenho de um edifício de vanguarda tecnológica requer uma cooperação muito estreita entre todas as disciplinas. Os resultados são convincentes, surpreendentes e - às vezes - tiram o fôlego.

© Rainer Viertlboeck
© Rainer Viertlboeck

A estrutura da cobertura do aeroporto de Suvarnabhumi possui um tamanho de 567 m por 210 m em planta baixa e é composta por 8 vigas Supertruss. Estas vigas possuem um vão central de 126 m e dois extremos em balanço, ambos com uma largura de 42 m. Toda a cobertura é sustentada por 16 colunas de aço. Criando a forma arquitetônica através da sua função, a geometria da viga Supertruss foi determinada através do momento fletor. 

Detalhe 1
Detalhe 1

O vidro do terminal coloca-se no centro abaixo da estrutura do teto. Possui um tamanho de 444 m por 111 m em planta baixa e é constituído por fachadas tensionadas com cabos de 35 m de altura. Para garantir um alto rendimento de sobrevida e uma baixa manutenção instalam-se brises em alumínio na parte superior da estrutura da cobertura. Estes foram desenhados para conferir sombra ao terminal, permitindo a iluminação indireta difusa. Devido ao fato de que as redes de proteção solar foram colocadas por fora da envolvente do edifício, o calor solar absorvido será transmitido ao meio ambiente por ventilação natural criando uma solução ecológica de economia de energia. 

© Rainer Viertlboeck
© Rainer Viertlboeck

Com as medidas descritas, foi possível controlar a luz e a transmissão de calor, criando um edifício de grande transparência que alcança os mais altos requisitos de conforto térmico e visual.

Corte 2
Corte 2

A esplanada, que abrigará as salas de espera e meios de transporte de passageiros, é composta por 5 vigas treliçadas em formato de arco, com um sistema alternativo de fachadas envidraçadas e uma configuração de membrana de tela translúcida que se estende para cobrir os 27 m de espaçamento entre as fachadas de vidro. O vidro laminado da fachada receberá um revestimento de proteção solar e uma cerâmica tratada de densidades variáveis. Enquanto o tratamento é relativamente denso no terraço para conseguir criar uma boa proteção solar contra o alto sol da Tailândia, ele diminui gradualmente até as partes mais baixas para permitir boas vistas ao exterior. 

© Rainer Viertlboeck
© Rainer Viertlboeck

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Terminal de Passageiros do Aeroporto de Suvarnabhumi / Jahn" [Passenger Terminal Complex Suvarnabhumi Airport / Jahn] 18 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782172/complexo-terminal-de-passageiros-do-aeroporto-de-suvarnabhumi-jahn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.