O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. Kochi Architect’s Studio
  6. 2014
  7. Apartmento – Casa / Kochi Architect's Studio

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Apartmento – Casa / Kochi Architect's Studio

  • 11:00 - 15 Fevereiro, 2016
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Apartmento – Casa / Kochi Architect's Studio
Apartmento – Casa / Kochi Architect's Studio, © Daici Ano
© Daici Ano

Cortesia de Kazuyasu Kochi Cortesia de Kazuyasu Kochi © Daici Ano Cortesia de Kazuyasu Kochi + 13

Cortesia de Kazuyasu Kochi
Cortesia de Kazuyasu Kochi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de reforma de uma casa unifamiliar, originalmente uma "casa-apartamento" típica de dois pavimentos com oito pequenas unidades para alugar, em uma área suburbana de Tóquio, no Japão. Mais de metade das unidades deste antigo apartamento de madeira estavam vazias, portanto, o proprietário queria demolir e, em seguida, construir uma nova casa unifamiliar, para uma família de quatro pessoas. No entanto, propusemos reformar este edifício existente em uma casa unifamiliar.

Corte
Corte

Há dez anos, a população do Japão vem diminuindo consideravelmente, assim como o número de famílias. Eu diria que, teoricamente, as pessoas podem ter mais espaço em suas residências. O tempo em que os japoneses viviam em pequenas casas mudou. Há uma mudança de dividir espaços limitados para muitas pessoas para unir os espaços divididos existentes para menos pessoas. No entanto, os clientes ainda tendem a dividir uma casa em muitos espaços. Para este projeto, imaginamos uma nova casa, onde o ato de dividir coexiste com o ato de unir. O resultado foi um espaço interno dinâmico e complexo, que proporciona a experiência de ter todos os espaços sem perder o sentido de privacidade. Neste projeto chamado 'Casa-Apartamento', nossa ambição foi criar um espaço de alta densidade e riqueza de cenários.

Cortesia de Kazuyasu Kochi
Cortesia de Kazuyasu Kochi

Começamos abrindo um buraco no centro do apartamento para conectar as oito unidades. O edifício existente tem uma estrutura em 3D rígida, que consiste em paredes e pisos que dividem sistematicamente o espaço interno em oito unidades. Cortamos formas 2D (triângulos e quadrados) a partir deste sistema de rede. Como regra geral, estas formas 2D não devem seguir a grade 3D. Por exemplo, uma forma de triângulo atravessa a grade entre o primeiro e o segundo pavimento, colocada além das coordenadas X e Y. Cada uma das oito unidades estão na grelha 3D, mas não são formas 2D. Usamos diferentes cores vivas para cada forma 2D que não segue a grade para enfatizar a sua presença. Do interior, encontramos dois tipos diferentes de profundidade (em  vista e em perspectiva) no mesmo espaço.

Planta Baixa
Planta Baixa

O resultado deste processo deu uma profundidade diferente ao espaço, o que nos lembra uma imagem do cubismo, que tem a distorção de perspectivas entre 2D e 3D. Podemos ver o cenário em que os triângulos e os quadrados reunidos se sobrepõem e interconectam entre si, criando uma diversidade de espaços em um só lugar.

Antes. Imagem Cortesia de Kazuyasu Kochi
Antes. Imagem Cortesia de Kazuyasu Kochi
© Daici Ano
© Daici Ano

A arquitetura não pode escapar do sistema 3D, assim como as pinturas também não podem escapar do sistema 2D. Na história da arte, o cubismo encontra uma profundidade emergente do espaço em suas pinturas 2D. Da mesma forma, a arquitetura pode descobrir sua profundidade emergente no espaço 3D?

Cortesia de Kazuyasu Kochi
Cortesia de Kazuyasu Kochi
Processo de criação
Processo de criação
Cortesia de Kazuyasu Kochi
Cortesia de Kazuyasu Kochi

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Kochi Architect’s Studio
Escritório
Cita: "Apartmento – Casa / Kochi Architect's Studio" [Apartment – House / Kochi Architect's Studio] 15 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782103/apartmento-nil-casa-kochi-architects-studio> ISSN 0719-8906