Casa JS-DM / Diez+Muller Arquitectos

Casa JS-DM / Diez+Muller Arquitectos - Mais Imagens+ 10

Tumbaco, Equador
  • Arquitetos: Diez+Muller Arquitectos; Diez+Muller Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  470
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Implantação

A casa JS-DM se encontra localizada em uma urbanização no vale de Tumbaco. O ponto de partida do projeto foi encontrar a implantação adequada para liberar a maior superfície de jardim possível em uma casa que exigia um programa extenso. Ao se encontrar numa urbanização com vizinhos em todos os lados, buscamos uma resolução que gere um efeito de privacidade e de isolamento apesar das condições antes mencionadas.

Planta Baixa

Em direção a rua, projetados uma praça que possui uma função dupla. Gerar um grande retiro na rua que permita apreciar a volumetria da casa, dando uma escala e proporção adequada ao seu entorno. E segundo, cria-se um espaço de reunião de seus usuários com suas visitas e abertura pra vizinhança.

© Sebastián Crespo

Voltada para a rua e praça, a casa é bastante fechada, evitando visuais aos espaços de convivência. Enquanto isso, uma vez que se ingressa na casa, se abre ao jardim com grandes vidros do piso ao teto que buscam a máxima integração visual e de uso com as áreas externas.

Resolução volumétrica

A casa é formada por dois elementos. O primeiro é um volume pintado de amarelo de grandes proporções quase exatas que abrigam e resolvem todo o programa arquitetônico em dois pavimentos. O segundo, um volume de concreto aparente que atravessa longitudinalmente toda a casa. Este elemento além de quebrar a volumetria consegue estabelecer uma proporção mais equilibrada para a casa, que se destina a ser um elemento de proteção e controle de vistas da casa em direção aos terrenos laterais.

© Sebastián Crespo

É assim que começa conformando um pátio jardim que contém um espelho d'água que será apreciado das suas áreas sociais da casa e evita as visuais do vizinho no térreo. Continua atravessando e se mostra em sua totalidade por toda a casa até encontrar a água da piscina. Este espaço cumpre a função similar a encontrar a piscina, gerando um limite com o vizinho onde é necessário, mas se abrindo onde estão as melhores vistas dos entornos naturais próximos.

© Sebastián Crespo

Materiais, mão de obra e execução

O projeto procura identificar os elementos da arquitetura regional dos planaltos do Equador e alcançar esse diálogo com a arquitetura contemporânea. Por um lado, temos uma construção sólida, com paredes espessas e aberturas controladas e em contrapartida, estão grandes vãos, espaços integrados e uma estrutura aparente que busca efeitos de leveza e riqueza espacial

© Sebastián Crespo

Quanto aos materiais, optou-se pelo concreto aparente, madeira e metal, desejando ressaltar suas virtudes naturais como são as texturas que geram e uma busca do envelhecimento próprio de cada um deles, que com o tempo, irão proporcionar maior riqueza à casa.

© Sebastián Crespo

É de interesse cada vez maior para nós como arquitetos,a busca e experimentação e utilização de técnicas e o uso de materiais locais que resultam em uma expressão tectônica e estética aos nossos projetos. Para conseguir isso, há um trabalho muito estreito entre o arquiteto e a mão de obra artesanal extremamente talentosa que temos em nosso meio.

© Sebastián Crespo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JS-DM / Diez+Muller Arquitectos" [Casa JS-DM / Diez+Muller Arquitectos] 17 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782061/casa-js-dm-diez-plus-muller-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.