O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Diez + Muller Arquitectos
  6. 2013
  7. Casa JS-DM / Diez+Muller Arquitectos

Casa JS-DM / Diez+Muller Arquitectos

Casa JS-DM / Diez+Muller Arquitectos
Casa JS-DM / Diez+Muller Arquitectos, © Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

© Sebastián Crespo © Sebastián Crespo © Sebastián Crespo © Sebastián Crespo + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    Tumbaco, Equador
  • Planejamento e Direção Arquitetônica

    Diez+Muller Arquitectos
  • Equipe de trabalho

    Felipe Muller, Gonzalo Diez, Paola Picciallo
  • Construção

    Arq. Roberto Chiriboga
  • Área

    470.0 m²
  • Fotografias

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Implantação

A casa JS-DM se encontra localizada em uma urbanização no vale de Tumbaco. O ponto de partida do projeto foi encontrar a implantação adequada para liberar a maior superfície de jardim possível em uma casa que exigia um programa extenso. Ao se encontrar numa urbanização com vizinhos em todos os lados, buscamos uma resolução que gere um efeito de privacidade e de isolamento apesar das condições antes mencionadas.

Planta Baixa
Planta Baixa

Em direção a rua, projetados uma praça que possui uma função dupla. Gerar um grande retiro na rua que permita apreciar a volumetria da casa, dando uma escala e proporção adequada ao seu entorno. E segundo, cria-se um espaço de reunião de seus usuários com suas visitas e abertura pra vizinhança.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Voltada para a rua e praça, a casa é bastante fechada, evitando visuais aos espaços de convivência. Enquanto isso, uma vez que se ingressa na casa, se abre ao jardim com grandes vidros do piso ao teto que buscam a máxima integração visual e de uso com as áreas externas.

Resolução volumétrica

A casa é formada por dois elementos. O primeiro é um volume pintado de amarelo de grandes proporções quase exatas que abrigam e resolvem todo o programa arquitetônico em dois pavimentos. O segundo, um volume de concreto aparente que atravessa longitudinalmente toda a casa. Este elemento além de quebrar a volumetria consegue estabelecer uma proporção mais equilibrada para a casa, que se destina a ser um elemento de proteção e controle de vistas da casa em direção aos terrenos laterais.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

É assim que começa conformando um pátio jardim que contém um espelho d'água que será apreciado das suas áreas sociais da casa e evita as visuais do vizinho no térreo. Continua atravessando e se mostra em sua totalidade por toda a casa até encontrar a água da piscina. Este espaço cumpre a função similar a encontrar a piscina, gerando um limite com o vizinho onde é necessário, mas se abrindo onde estão as melhores vistas dos entornos naturais próximos.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Materiais, mão de obra e execução

O projeto procura identificar os elementos da arquitetura regional dos planaltos do Equador e alcançar esse diálogo com a arquitetura contemporânea. Por um lado, temos uma construção sólida, com paredes espessas e aberturas controladas e em contrapartida, estão grandes vãos, espaços integrados e uma estrutura aparente que busca efeitos de leveza e riqueza espacial

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Quanto aos materiais, optou-se pelo concreto aparente, madeira e metal, desejando ressaltar suas virtudes naturais como são as texturas que geram e uma busca do envelhecimento próprio de cada um deles, que com o tempo, irão proporcionar maior riqueza à casa.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

É de interesse cada vez maior para nós como arquitetos,a busca e experimentação e utilização de técnicas e o uso de materiais locais que resultam em uma expressão tectônica e estética aos nossos projetos. Para conseguir isso, há um trabalho muito estreito entre o arquiteto e a mão de obra artesanal extremamente talentosa que temos em nosso meio.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Diez + Muller Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa JS-DM / Diez+Muller Arquitectos" [Casa JS-DM / Diez+Muller Arquitectos] 17 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782061/casa-js-dm-diez-plus-muller-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.