Mostruário da Thao Ho / MW archstudio

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 2 de 29Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 3 de 29Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 4 de 29Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 5 de 29Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: MW archstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 14 de 29
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no distrito de Tan Binh, na cidade de Ho Chi Minh, o Thao Ho é um projeto do espaço mostruário de móveis maciços de madeira para residências, centro turísticos e diversos outros programas.

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 21 de 29
© Hiroyuki Oki

O edifício está em uma área ruidosa, adensada e com altos índices de poluição causada por veículos da cidade de Ho Chi Minh - situação típica em zonas urbanas do Vietnã. Há diversos projetos nesta área, assim como diversos outros lugares do país, que sempre utilizam grandes quantidades de sistemas de iluminação e ar condicionado para espaços de exposição.

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 5 de 29
© Hiroyuki Oki

Consequentemente, estes projetos demandam muito de consumo energético e acabam descarregando enormes fontes de radiação de calor no meio ambiente. Além do mais, não entenderam o conceito de espaço expositivo; a maioria dos projetos mencionados não elegeram a melhor solução para o problema de funcionamento e características estéticas para projetos de showroom - assim acabam sempre cometendo erros de funcionamento, densidade de produtos em exposição e na iluminação.

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 2 de 29
© Hiroyuki Oki

Através de uma investigação e cuidadosa consideração, o MW ArchStudio de uma solução específica para superar a maior parte dos erros anteriormente mencionados servindo de exemplo para este tipo particular de projeto. Além do mais, deixamos claro o significado correto do conceito de "edifício verde", atualizando a responsabilidade de proteger o meio ambiente através da arquitetura.

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 29 de 29
Corte

O mostruário da Thao Ho não utiliza iluminação artificial, apenas aproveita a luz solar natural como fonte principal durante o dia. Esta solução é eficaz inclusive quando o dia está nublado ou chuvoso - quando a luz solar está mais prejudicada. 

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 6 de 29
© Hiroyuki Oki

Através da solução técnica adotada, a iluminação é distribuída em interstícios contínuos na laje de cobertura e em 3 grande átrios. À noite utiliza-se de iluminação LED para manter a funcionalidade e as características estéticas do espaço expositivo, respeitando também o meio ambiente. Levando em consideração que das 9:00 às 17:00, ¾ do tempo, o edifício não utiliza luz artificial e que o restante é feito por iluminação LED, a economia no consumo elétrico é muito mais eficaz e contribui para a proteção do meio ambiente. 

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 16 de 29
© Hiroyuki Oki

O edifício tem ventilação natural, minimizando o ruído e a poluição atmosférica. Alguns espaços contam com ventiladores de teto (estes consomem pouca energia) para proporcionar apoio ao fluxo de ventilação natural, caso não haja vento.

Foram calculados sistemas de ar condicionado com a quantidade mínima (2 máquinas de ar individuais para uma superfície de 400m2 de piso), este sistema é utilizado apenas como respaldo em casos de grande impactos climáticos na região. Desde então, o projeto economiza uma importante quantidade de energia e reduz fontes de emissão de CO2, ao mesmo tempo que limita o impacto na saúde dos usuários do edifício.

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 25 de 29
Planta - Térreo
Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 26 de 29
Planta - 1o Pavimento

Este edifício foi projetado de maneira que possa mudar seu programa e ser utilizado de diferentes formas no futuro (cafeteria, restaurante, bar, salão de exposições para diversos produtos e até uso residencial). Esta função multiuso pode impedir a construção de novos edifícios e ainda pode reduzir a expansão da indústria que impacta diretamente no meio ambiente.

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 9 de 29
© Hiroyuki Oki

Além das características mencionadas, o projeto utiliza materiais reciclados a partir de resíduos industriais, tais como sistema de revestimento, com alta durabilidade. Os sistemas estruturais de aço, combinados com o material citado e com detalhes de encaixes simples reduz o tempo de construção e o custo. Estes elementos ainda podem ser reciclados para usos futuros.

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 11 de 29
© Hiroyuki Oki

O mostruário da Thao Ho também dispôs arvores no interior da loja como uma solução de filtro de ar, causando impacto positivo na saúde do usuário. Com soluções inteligentes na disposição dos objetos exibidos, MW ArchStudio aumenta o número de produtos a serem exibidos sem obstruir o tráfico operacional nem a densidade no piso.

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio - Imagem 10 de 29
© Hiroyuki Oki

Este espaço também serve diversas atividades comunitárias como seminários, cultos religiosos e eventos...

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tân Bình, Ho Chi Minh, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mostruário da Thao Ho / MW archstudio" [Thao Ho Home Furnishings / MW archstudio] 04 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781516/mostruario-da-thao-ho-mw-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.