O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Comercial
  4. Vietnã
  5. MW archstudio
  6. 2015
  7. Mostruário da Thao Ho / MW archstudio

Mostruário da Thao Ho / MW archstudio

  • 13:00 - 4 Fevereiro, 2016
  • Traduzido por Pedro Vada
Mostruário da Thao Ho / MW archstudio
Mostruário da Thao Ho / MW archstudio, © Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 29

  • Arquitetos

  • Localização

    Tân Bình, Ho Chi Minh, Vietnã
  • Arquitetos Responsáveis

    Le Minh Quang, Nguyen Ai Thy
  • Área

    400.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no distrito de Tan Binh, na cidade de Ho Chi Minh, o Thao Ho é um projeto do espaço mostruário de móveis maciços de madeira para residências, centro turísticos e diversos outros programas.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

O edifício está em uma área ruidosa, adensada e com altos índices de poluição causada por veículos da cidade de Ho Chi Minh - situação típica em zonas urbanas do Vietnã. Há diversos projetos nesta área, assim como diversos outros lugares do país, que sempre utilizam grandes quantidades de sistemas de iluminação e ar condicionado para espaços de exposição.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Consequentemente, estes projetos demandam muito de consumo energético e acabam descarregando enormes fontes de radiação de calor no meio ambiente. Além do mais, não entenderam o conceito de espaço expositivo; a maioria dos projetos mencionados não elegeram a melhor solução para o problema de funcionamento e características estéticas para projetos de showroom - assim acabam sempre cometendo erros de funcionamento, densidade de produtos em exposição e na iluminação.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Através de uma investigação e cuidadosa consideração, o MW ArchStudio de uma solução específica para superar a maior parte dos erros anteriormente mencionados servindo de exemplo para este tipo particular de projeto. Além do mais, deixamos claro o significado correto do conceito de "edifício verde", atualizando a responsabilidade de proteger o meio ambiente através da arquitetura.

Corte
Corte

O mostruário da Thao Ho não utiliza iluminação artificial, apenas aproveita a luz solar natural como fonte principal durante o dia. Esta solução é eficaz inclusive quando o dia está nublado ou chuvoso - quando a luz solar está mais prejudicada. 

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Através da solução técnica adotada, a iluminação é distribuída em interstícios contínuos na laje de cobertura e em 3 grande átrios. À noite utiliza-se de iluminação LED para manter a funcionalidade e as características estéticas do espaço expositivo, respeitando também o meio ambiente. Levando em consideração que das 9:00 às 17:00, ¾ do tempo, o edifício não utiliza luz artificial e que o restante é feito por iluminação LED, a economia no consumo elétrico é muito mais eficaz e contribui para a proteção do meio ambiente. 

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

O edifício tem ventilação natural, minimizando o ruído e a poluição atmosférica. Alguns espaços contam com ventiladores de teto (estes consomem pouca energia) para proporcionar apoio ao fluxo de ventilação natural, caso não haja vento.

Foram calculados sistemas de ar condicionado com a quantidade mínima (2 máquinas de ar individuais para uma superfície de 400m2 de piso), este sistema é utilizado apenas como respaldo em casos de grande impactos climáticos na região. Desde então, o projeto economiza uma importante quantidade de energia e reduz fontes de emissão de CO2, ao mesmo tempo que limita o impacto na saúde dos usuários do edifício.

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Planta - 1o Pavimento
Planta - 1o Pavimento

Este edifício foi projetado de maneira que possa mudar seu programa e ser utilizado de diferentes formas no futuro (cafeteria, restaurante, bar, salão de exposições para diversos produtos e até uso residencial). Esta função multiuso pode impedir a construção de novos edifícios e ainda pode reduzir a expansão da indústria que impacta diretamente no meio ambiente.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Além das características mencionadas, o projeto utiliza materiais reciclados a partir de resíduos industriais, tais como sistema de revestimento, com alta durabilidade. Os sistemas estruturais de aço, combinados com o material citado e com detalhes de encaixes simples reduz o tempo de construção e o custo. Estes elementos ainda podem ser reciclados para usos futuros.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

O mostruário da Thao Ho também dispôs arvores no interior da loja como uma solução de filtro de ar, causando impacto positivo na saúde do usuário. Com soluções inteligentes na disposição dos objetos exibidos, MW ArchStudio aumenta o número de produtos a serem exibidos sem obstruir o tráfico operacional nem a densidade no piso.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Este espaço também serve diversas atividades comunitárias como seminários, cultos religiosos e eventos...

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Mostruário da Thao Ho / MW archstudio" [Thao Ho Home Furnishings / MW archstudio] 04 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781516/mostruario-da-thao-ho-mw-archstudio> ISSN 0719-8906