Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. França
  5. LAN Architecture
  6. 2014
  7. 40 Unidades Habitacionais / LAN Architecture

40 Unidades Habitacionais / LAN Architecture

  • 19:00 - 6 Fevereiro, 2016
  • Traduzido por Maria Julia Martins
40 Unidades Habitacionais / LAN Architecture
40 Unidades Habitacionais  / LAN Architecture, © Julien Lanoo
© Julien Lanoo

© Julien Lanoo © Julien Lanoo © Julien Lanoo © Julien Lanoo + 43

  • Arquitetos

    LAN
  • Estrutura

    Bollinger-Grohmann
  • Consultoria de Meio Ambiental

    Agence Franck Boutté
  • Fluídos

    LBE
  • Orçamento (Estimativa)

    JP Tohier & Associés
  • Orçamento

    5.9 mi (Euros)
  • Mais informações Menos informações
© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Lote 4.2 faz parte da nova área de desenvolvimento misto em Clichy-Batignolles (Paris), localizado na borda do boulevard Pereire, no ponto de encontro de dois períodos distintos da história do desenvolvimento urbano de Paris. O edifício tem um papel fundamental na ligação entre esses dois mundos arquitetônicos.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

O projeto presta uma homenagem a Paris e à arquitetura do século XIX de Haussmann. Ele busca preservar a "inteligência intrínseca desta forma", o que permitiu que os edifícios construídos durante o período Haussmann sobrevivessem a muitas mudanças e crescessem com a cidade, proporcionando múltiplos usos, e muitas vezes muito diferentes, no mesmo edifício.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

O edifício Haussmann foi concebido originalmente como um local de residência para a burguesia, mas revelou-se uma arquitetura aberta extraordinariamente capaz de incorporar outros usos além de habitação, como escritórios, lojas, escolas, etc.

Perspectiva
Perspectiva

Existem características comuns em todas essas arquiteturas, que se baseiam nesta flexibilidade: uma estrutura clara, um piso térreo que é acessível a partir da rua e que pode se estender ao mezanino, uma riqueza e variedade de aberturas de portas e janelas para permitir todos os tipos de plantas, alturas variáveis dos pavimentos, espessura adequada e um elevado grau de compacidade.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Consideramos estes valores como a grande herança do edifício em Paris, buscamos traduzi-los em uma arquitetura que faz parte da lógica atual da cidade, mas que também oferece soluções para os desafios atuais e futuros.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

O desenho da fachada para o Lote 4.2 utiliza um padrão estrutural semelhante aos edifícios de escritórios (1,35 metros). Alterna um módulo completo com dois vazios, que correspondem às aberturas das janelas. Juntamente com o núcleo da circulação, ela garante a estrutura do edifício. A altura entre os pavimentos é de 3,2 metros, um meio termo entre a altura padrão de habitações (2,8 metros) e a altura para escritórios (3,5 metros). O piso térreo comercial inclui parte do primeiro pavimento e seu tratamento ligeiramente diferente indica seu caráter urbano.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

A ornamentação utiliza vários elementos do estilo Haussmann, especialmente as macas horizontais que marcam o piano nobile, bem como a proporção dos cheios e vazios.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

O volume é uma extrusão perfeita da parcela triangular que explora plenamente as possibilidades espaciais do terreno. Através da sua flexibilidade, o projeto introduz a noção de que por esvaziar uma arquitetura de seu programa, o edifício gera um potencial que vai acompanhar as evoluções do desenvolvimento urbano e responde mais rapidamente às mudanças do seu uso. O edifício da Rue de Saussure procura antecipar as necessidades e mudanças, propondo uma reversibilidade completa entre uma área residencial e um edifício de escritórios.

Corte em Perspectiva
Corte em Perspectiva

Ao mesmo tempo, esta sensação de abertura dá a cada residência uma qualidade muito particular. Os apartamentos possuem muitas janelas e são muito bem iluminados e espaçosos. Eles são todos dispostos em torno dum pátio coberto, uma extensão do espaço interior para o exterior. Este tipo de pátio também tem uma função térmica, introduzindo uma nova orientação no edifício que ajuda a ventilar as habitações durante os meses de verão.

Acima e além do clássico, da relação padrão, as fachadas de vidro melhoram significativamente a qualidade dos usos do edifício, que se beneficia de muita luz natural e belas vistas.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

O tamanho e a regularidade das portas e janelas, que são idênticos nas três fachadas, criam uma imagem geral do edifício sem denotar especificamente o seu uso. Uma série de distinções arquitetônicas nas fachadas compensa os diferentes níveis de conforto térmico exigidos nos lados norte e sul. As variações jogam com o tamanho das aberturas - portas grandes que abrem totalmente para o sul contra janelas de meia altura para o norte - na posição das janelas em relação às fachadas.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Os materiais favorecem uma certa sobriedade e são em número limitado: concreto polido matizado preto para os painéis pré-fabricados das fachadas, alumínio brilhoso preto para os quadros de aberturas escondidas, vidro para as janelas, malhas de aço inoxidável, etc.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

"Estou convicto de que a quantidade de espaço de luxo não mudou. Ele conecta-se a um dos meus antigos desejos, uma inversão de ordens: construir habitações que se assemelham a escritórios, porque os melhores espaços são os que oferecem o maior espaço livre; e reciprocamente, construir escritórios que lembram apartamentos, de modo que eles oferecem calor e uma possível escala de identificação. Em Paris, a transformação de apartamentos em escritórios e de escritórios em apartamentos é uma oportunidade para vir a enfrentar este tipo de compensação fértil e de "resistência". Sempre que você tem algo que está servindo a outro propósito que não aquele para que foi projetado, há uma chance de ficar longe das normas e ou de ser repetitivo. Um dos caminhos mais promissores da modernidade é a mutação."

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
LAN Architecture
Escritório
Cita: "40 Unidades Habitacionais / LAN Architecture" [40 Housing Units / LAN Architecture] 06 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781460/40-housing-units-lan-architecture> ISSN 0719-8906