Casa da Boavista / Atelier in.vitro

Casa da Boavista / Atelier in.vitro - Escada, CorrimãoCasa da Boavista / Atelier in.vitro - Porta, JanelaCasa da Boavista / Atelier in.vitro - Janela, Porta, FachadaCasa da Boavista / Atelier in.vitro - Escada, Porta, CorrimãoCasa da Boavista / Atelier in.vitro - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Atelier in.vitro; Atelier in.vitro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Especialidades: NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património
  • Construção: CS Construtora
  • Autora: Joana Leandro Vasconcelos
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Boavista / Atelier in.vitro - Porta, Janela
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Escrever sobre a própria casa revela-se um exercício tão complexo como o de projetar e definir o âmbito da sua reabilitação. Por muito que esta apresente características formais e de linguagem iguais a tantas outras, o projeto é um processo difícil, em que, por muitas vezes, as hesitações suplantam as certezas, e em que a conciliação entre forma e função se torna uma tarefa árdua.

Corte

A Casa da Boavista, construída num lote estreito e comprido, com quatro pisos, duas frentes e jardim nas traseiras, típica do Porto burguês do início do séc. XX (1915), encontrava-se em bom estado de conservação e possuía características construtivas e ornamentais que importava preservar. Nesse sentido, o carácter de restauro foi levado ao limite, optando-se pela preservação de tectos, soalhos, carpintarias interiores e exteriores, revestimentos cerâmicos e algumas peças sanitárias. A organização interior manteve-se com ligeiras alterações no sentido de adaptar a casa às novas exigências. A cozinha original, praticamente inexistente, deu lugar a uma nova cozinha desenhada com mobiliário dos anos 50.

Casa da Boavista / Atelier in.vitro - Janela
© José Campos

A fachada principal, integrada num conjunto de 5 casas construídas em simultâneo, foi reabilitada, com a consolidação dos azulejos biselados tão típicos desta época. Na fachada posterior, que já tinha sido alvo de uma alteração nos anos 40 do séc. XX, foram repostos os materiais e alinhamentos originais, com a aplicação de soletos de ardósia na zona central, rebocando o volume lateral em alvenaria de pedra correspondente às instalações sanitárias. As janelas de guilhotina existentes foram preservadas e o conjunto foi reforçado com a instalação de aros perimetrais em madeira.

Casa da Boavista / Atelier in.vitro - Janela, Porta
© José Campos

A preservação e valorização das pré-existências contribuiu para que dois importantes pressupostos da intervenção, a economia e o tempo, se cumprissem, sem no entanto descurar forma e função. No final, o objecto sobrepôs-se ao projeto.

Casa da Boavista / Atelier in.vitro - Porta, Janela, Dormitório
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Boavista / Atelier in.vitro" 29 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781192/casa-da-boavista-atelier-iitro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.