O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Japão
  5. Tomoyuki Kurokawa Architects
  6. 2015
  7. Apartamento Kitasenzoku / Tomoyuki Kurokawa Architects

Apartamento Kitasenzoku / Tomoyuki Kurokawa Architects

Apartamento Kitasenzoku / Tomoyuki Kurokawa Architects
Apartamento Kitasenzoku / Tomoyuki Kurokawa Architects, © Takumi Ota
© Takumi Ota

© Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota + 21

  • Engenharia Estrutural

    KINOSHITA structural engineers
  • Engenharia Mecânica

    EOS plus / YMO
  • Área do Terreno

    145.78m2
  • Área Construída

    97.72m2
  • Área Total

    490.07m2
  • Mais informações Menos informações
© Takumi Ota
© Takumi Ota

"Assim como se encontra no Vale do Silício dos Estados Unidos, eu gostaria de produzir um caso modelo perto do Instituto de Tecnologia de Tóquio, criando e desenvolvendo um ciclo sinérgico para esta universidade, empresas e as cidades vizinhas"

Este desejo do cliente foi realizado através do projeto de um complexo arquitetônico num terreno perto da universidade, que consiste no escritório da empresa do cliente, as residências estudantis com quartos compartilhados, e as residências para funcionários e visitantes.

Planta Baixa
Planta Baixa

O projeto está localizado dentro da zona comercial perto da universidade. Um hall de entrada situa-se junto com uma rua e se abre para a cidade, de modo que a área aberta pode ser usada como um espaço de palestra para os alunos, ou como um um espaço casual para qualquer cidadão. O corredor comum a partir do hall de entrada também é projetado como a passagem que se estende desde a rua da cidade, equipado com bancos, iluminação e plantas para criar a atmosfera de uma rua. Um espaço compartilhado usado pelos alunos também é aberto a este corredor comum, produzindo uma atmosfera convidativa para os membros da equipe. O acabamento em pintura na parede deste espaço lhes permite desenhar ali, promovendo discussões casuais e diárias entre estudantes e funcionários. Há um espaço privado para os estudantes atrás da escada.

© Takumi Ota
© Takumi Ota

A forma do edifício foi obtida a partir dos cálculos dos regulamentos de recuo e sombra, enquanto o volume do edifício foi definido pelas áreas e espaços necessários para as residências e usuários - como resultado, varandas são produzidas como lacunas entre esses dois critérios em forma tridimensional.

© Takumi Ota
© Takumi Ota

Como este edifício tem um volume de destaque dentro do bairro circundante, não há uma fachada frontal clara. O volume de construção é reduzido pelo sentido da abertura criada pelas aberturas de todas as elevações do edifício.

Planta Baixa
Planta Baixa

Este projeto foca nas relações interpessoais e aborda o ambiente urbano - esperamos que este edifício ajude a desenvolver a comunicação íntima entre o cliente e os residentes, entre os moradores e estudantes, e que os moradores da cidade tornem-se parte da comunicação.

© Takumi Ota
© Takumi Ota

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Kitasenzoku / Tomoyuki Kurokawa Architects" [Kitasenzoku Apartment / Tomoyuki Kurokawa Architects] 24 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780848/apartamento-kitasenzoku-tomoyuki-kurokawa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.