O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. França
  5. Thomas Landemaine Architectes
  6. 2015
  7. Habitação de Interesse Social em Aigues-Mortes / Thomas Landemaine Architectes

Habitação de Interesse Social em Aigues-Mortes / Thomas Landemaine Architectes

  • 17:00 - 26 Janeiro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Habitação de Interesse Social em Aigues-Mortes / Thomas Landemaine Architectes
Habitação de Interesse Social em Aigues-Mortes / Thomas Landemaine Architectes, © MC Lucat
© MC Lucat

© MC Lucat © MC Lucat © MC Lucat © MC Lucat + 24

© MC Lucat
© MC Lucat

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da moradia coletiva em Aigues-Mortes foi desenvolvido dentro de um local excepcional, testemunha viva dos anos 70. O edifício está localizado em uma área industrial cuja arquitetura está marcada pelo estilo moderno. O terreno ocupa um lugar chave: o trabalho deve gestionar a transição entre uma escala e outra, entre moradias de 3 pavimentos e casas individuais sendo estas últimas dispersas na parte posterior, no limite da propriedade.

Planta Baixa
Planta Baixa

A fim de trabalhar com peças existentes, a equipe TLA optou por integrar e reinterpretar alguns dos elementos arquitetônicos existentes no lugar da estética do edifício. Como resultado, o tratamento das ligações foi cuidadosamente pensado, marcando os pisos para conferir uma dimensão local ao projeto. Apesar de estar integrado em um contexto, era importante criar-lhe uma imagem, uma identidade. Em consequência disso, os arquitetos optaram por utilizar a madeira para unificar o projeto. Em primeiro lugar, este material consegue cobrir o edifício, em segundo, cria pequenos espaços, universos secretos. Como pequenas cabanas, os alojamentos criam espaços íntimos ao ar livre. A madeira acentua uma sensação de calidez e interioridade, mas sobretudo permite o controle de opacidades e transparências, e atua como um filtro. Portanto, é possível 'ver sem ser visto'.

© MC Lucat
© MC Lucat

Por fim, marcar as esquinas pareceu uma maneira interessante de reforçar a geometria do projeto e ao mesmo tempo, delimitar dois elementos. A parte superior, com 5 apartamentos com dupla orientação, está coberta de madeira e composta por pequenos volumes. A composição está assentada sob uma base mineral. Aqui, a adição de muros de gabião vem para reforçar a sensação de dicotomia entre os dois elementos. No térreo existem dois espaços públicos: um centro de impostos e uma estação de polícia. 

Detalhe
Detalhe

A principal dificuldade deste projeto foi conciliar custo, comodidade, estética social e ambiental. Mas o elemento envoltório, ainda não disse sua última palavra! Ele assume um papel funcional e converte-se em um protetor solar, trabalhando com os ritmos e as exposições, protege e recebe a luz. Fiel a si mesma, a pele exterior modula a fachada. 

© MC Lucat
© MC Lucat

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Thomas Landemaine Architectes
Escritório
Cita: "Habitação de Interesse Social em Aigues-Mortes / Thomas Landemaine Architectes" [Social Housing in Aigues-Mortes / Thomas Landemaine Architectes] 26 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780768/habitacao-de-interesse-social-em-aigues-mortes-thomas-landemaine-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.