Pavilhão Circular / Encore Heureux Architects

Pavilhão Circular / Encore Heureux Architects - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Encore Heureux Architects; Encore Heureux Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Tribu
  • Diretor: Alexandre Labasse
  • Comunicação: Kim Le, Marion Dambrin, Julien pansu
  • Gestão Do Projeto: Encore Heureux Architects
  • Equipe De Projeto: Nicola Delon and Julien Choppin, Sonia Vu, Mathilde Billet, Emmanuelle Cassot, Guillaume Bland
  • Investigação Técnica: Tribu
  • Ilustrações: Bonnefrite
  • Design Gráfico: Camping design
  • Marcenaria: Cruard
  • Acabamentos: Ville de Paris / Direction de l’Architecture et du Patrimoine - Services Techniques des Bâtiments Tertiaires (STGCAI, SABA, SALPA)
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Cyrus Cornut

"Na história da humanidade a reutilização é uma coisa comum, trata-se de tijolos e pedras de edifícios obsoletos, fundações já existentes, paredes de apoio ou edifício completos."

Jean-Marc Huygen, Architect

Um edifício singular, o Pavilhão Circular, não tem nada redondo. O nome descreve o processo, que segue os princípios da economia circular, na qual os resíduos são convertidos nos recursos dos outros.

© Cyrus Cornut

Ante o esgotamento dos recursos naturais e com o objetivo de ser "metrópole sem resíduos", este pavilhão demonstra o potencial da reutilização na arquitetura, que se inscreve no marco da COP21, realizada em 2015, em Paris. Aproximadamente 60% dos materiais utilizados na obra estão numa "segunda vida".

© Cyrille Weiner

Os resíduos foram tomados de outros edifícios, ordens errôneas ou estoques não utilizados: cada um dos materiais utilizados possuem sua própria história. 180 portas de madeira, depositadas durante uma operação de reabilitação de habitações no distrito 19 de Paris, formam a fachada. No interior, o isolamento utiliza lã mineral do teto de um supermercado.

Axonométrica

A estrutura de madeira está feita de sobras da obra da construção de uma casa de férias, enquanto que o piso e as paredes divisórias consistem em paredes de antigas exposições. No exterior, o terraço está construído com madeira do evento Paris Beach.

Cortesia de Encore Heureux

Quando se trata dos móveis, 50 cadeiras de madeira foram obtidas de outros edifícios, reformadas e pintadas. As luzes suspensas proveem do armazenamento de iluminação pública.

Corte

Com este processo experimental, queríamos demonstrar que o acesso a novos materiais de depósitos e as novas relações com as encomendas de reconstruções e o desmanche de edifícios, resgatam e implementam novos usos aos materiais.

© Cyrus Cornut

Um foco aprimorado sobre os recursos e materiais já existentes permitiria reduzir nosso consumo de recursos primários, assim como evitar a produção e acumulação de desperdícios que necessitam tratamentos. É uma pesquisa em curso para uma arquitetura caracterizada pela sobriedade e a pertinência.

© Cyrus Cornut

Implantado no átrio do l'Hôtel de Vill, o pavilhão acolherá exposições, oficinas, conferências e debates. No começo de 2016, o Pavilhão Circular será desmantelado e reinstalado de forma permanente no distrito 14 de Paris como uma casa para uma associação desportiva.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parvis de l'hôtel de ville, 75004 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Circular / Encore Heureux Architects" [The Circular Pavilion / Encore Heureux Architects] 17 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780473/pavilhao-circular-encore-heureux-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.