Casa Gap / Archihood WXY

Casa Gap / Archihood WXY - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Archihood WXY
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  596
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Woohyun Kang
© Woohyun Kang

"Há uma pequena diferença que surge entre a casa e a vila. Ela preenche o "vazio" entre seu povo."

Corte 1

O projeto esta localizado em Bokjeong-dong, Coréia do Sul. Por ser uma área que possui algumas universidades próximas, uma demanda por alojamento de estudantes aumentou significativamente nos últimos anos. Por ser adjacente a Seul, o trabalho no escritório uniu-se também a tal agitação e tornou-se um fator na demanda de unidades residenciais. Por conta disso, a área transformou-se em um conjunto de unidades habitacionais, estúdios e residências estudantis. 

© Woohyun Kang

Tanto o caráter típico das áreas residenciais de alta densidade na capital, quanto as monótonas e genéricas unidades, - projetadas para o máximo aproveitamento e eficiência do espaço - deixaram os residentes com espaços de vida que nem sequer consideravam seu estilo de vida e rotina.

Planta Segundo Pavimento

O conceito da Casa Gap é apoiar o novo estilo de vida dos jovens, compartilhando os espaços comuns como a sala de estar, a cozinha e a área de refeições. O escritório Archihood WXY focou em um projeto que cria um equilíbrio entre os espaços comuns e os privados, considerando profundamente a amenidade de uma "casa compartilhada". O equilíbrio é coordenado pelo espaço ao ar livre que define o conceito do projeto - um desenho que ajuda a trazer a natureza aos residentes e fomentar a interação e a sociabilidade entre os companheiros na casa.

© Woohyun Kang

Uma larga "lacuna" é o pátio - um espaço compartilhado aberto através de uma área de pilotis de fácil acesso. A frente e a fachada posterior possuem aberturas de ventilação de ar e luz natural, do sul através da "lacuna". O pátio foi inspirado originalmente por um banco baixo de madeira com uma profunda sombra verde sob o zelkova coreano, onde o povoado da vila se reunia. Também transforma-se no verdadeiro sentido do local, onde as pessoas que caminham podem sentar-se e romper com o estabelecido, conversando entre si.

© Woohyun Kang

Uma "lacuna" em menor escala representa as varandas das seis unidades. Projetadas para abrirem-se ao exterior e ao pátio, permitem que os residentes sintam a natureza e comuniquem-se com os vizinhos. Normalmente, as varandas situadas na frente da casa causaram graves problemas de privacidade devido à proximidade em relação as unidades vizinhas. Para evitar isso, as varandas foram projetadas de forma mais linear enquanto forma, e colocam-se no interior de cada uma das unidades para impedir que observadores de fora possam ver o que se passa dentro.

Planta Quarto Piso

O pátio faz isso possível graças ao projeto. Além disso, cada varanda é apoiada num padrão cruzado para melhorar ainda mais a privacidade entre os pavimentos.

© Woohyun Kang

A Casa Gap convida as pessoas que gostam de respirar e aproveitar a tranquilidade a escapar da ocupada e complicada vida na cidade.

© Woohyun Kang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bokjeong-dong, Sujeong-gu, Seongnam-si, Gyeonggi-do, Coréia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Gap / Archihood WXY" [Gap House / Archihood WXY] 18 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780450/casa-gap-archihood-wxy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.