Apartamentos L_61 / MMX + Olga Romano

Apartamentos L_61 / MMX + Olga Romano - Mais Imagens+ 18

Colonia Juárez, México
  • Arquitetos: MMX, Olga Romano; MMX, Olga Romano
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yoshihiro Koitani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Novaceramic
© Yoshihiro Koitani

Descrição enviada pela equipe de projeto. O diálogo entre o edifício e a cidade é fundamental na proposta. Não apenas porque a existência do edifício é devida às dinâmicas de crescimento e transformação da cidade, mas porque o edifício existindo, forma parte da cidade. Este projeto aposta na rua como elemento fundamental para fazer cidade, fomenta visualmente a conexão entre o espaço público exterior e interior, ensaiando a possibilidade de um contínuo especial independente da natureza pública ou privada de cada lado da linha da propriedade.

© Yoshihiro Koitani
Corte
© Yoshihiro Koitani

A forma definitiva do edifício surge de um processo de agregação de unidades diferentes. O objetivo de gerar diversas tipologias de habitação, ainda sendo muito semelhante ao que foi pedido pelo programa arquitetônico, assim como o estudo da relação de cada unidade com respeito ao resto através do espaço aberto, são os princípios que guiarão os processo de desenho e que definem as volumetrias e os cheios e vazios do edifício. Todas as unidades ficam numa relação direta com, ao menos, dois espaços abertos e a maioria destes com o espaço central que replica e continua a rua.

Planta

A continuidade espacial da rua que penetra o edifício, é o coração do mesmo. É o espaço aberto que define a posição dos volumes com diferentes profundidades e alturas, assim como as diversas aberturas que geram as fachadas. O espaço aberto, através do qual se acessa todas as unidades, é um espaço utilitário (de circulação), mas também de passeio, de transição e de encontro, no que transcorre a entrada, é criada a comunidade e adicionalmente dota de espaços ajardinados que se estendem pelos diferentes níveis do conjunto.

© Yoshihiro Koitani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Liverpool 61, Juárez, 06600 Col Juárez, D.F., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamentos L_61 / MMX + Olga Romano" [Departamentos L_61 / MMX + Olga Romano] 13 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780261/apartamentos-l-61-mmx-plus-olga-romano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.