Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed

Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Imagem 2 de 29Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Imagem 3 de 29Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Imagem 4 de 29Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Imagem 5 de 29Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos Locais: Philippe Samyn and Partners architects & engineers, Brussel (BE)
  • Estabilidade: Ingenieursbureau Smitwesterman, Gouda (NL) / local party: Ingenieursbureau Meijer, Edegem (BE)
  • Instalações: Flow Transfer International, Brussel (BE)
  • Física Da Construção E Acústica: DGMR adviseurs voor bouw, industrie, verkeer, milieu en software, Arnhem (NL)
  • Construtora: Van Laere NV, Zwijndrecht (BE)
  • Cliente: Project T&T NV, Brussel (BE)
  • Cidade: Bruxelas
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Imagem 6 de 29
© cepezed | Léon van Woerkom

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro para o Meio Ambiente Bruxelas é autoridade do governo na matéria de meio ambiente e habitat na região da capital belga e foi instalado recentemente em um dos maiores distritos de renovação urbana da capital. Dado que as questões dos órgãos diretores ambiciosos para a sustentabilidade, seus próprios aposentos funcionam como um exemplo nacional e internacional.

Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Imagem 3 de 29
© cepezed | Léon van Woerkom

O edifício é caracterizado por um volume compacto com lajes escalonadas sob um teto arredondado e grande parte transparente. O átrio central funciona como uma continuação da praça adjacente, que inclui edifícios de grande escala. Os dois andares mais baixos possuem um centro de visitantes com temas ecológicos, um auditório, uma biblioteca multimídia, um centro de conferências e um restaurante. Os escritórios estão situados acima das áreas públicas do terceiro andar e são adequados para diferentes tipos de espaço de trabalho, devido à flexibilidade de seu arranjo interno. No terceiro andar, há também um laboratório no qual são realizados ensaios e testes relacionados com a sua área de trabalho. Uma escada que parece com uma cascata contínua se encaixa com as galerias abertas e tem seu uso incentivado perante o elevador.

Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Imagem 19 de 29
© cepezed | Léon van Woerkom
Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Imagem 24 de 29
Corte
Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Imagem 14 de 29
© cepezed | Léon van Woerkom

O novo edifício cumpre com excelência BREEAM e certificação Passivbau. Tem uma superfície relativamente pequena na fachada e está bem isolada, em parte devido à utilização de vidros triplos em um sistema de fachada thermalbreak. Para proteger contra o aquecimento no verão, o vidro é resistente ao calor e é combinado com tons externos que reagem à carga de calor. Instalações de ventilação individuais nas fachadas também evitam aumentos excessivos de temperatura no verão. A quantidade mínima de ventilação mecânica e pisos ativos de concreto conectados a uma bomba geotérmica no solo contribuem ao cumprimento do edifício com os critérios de construção passiva. O átrio possui um importante papel no conceito e instalação, em parte porque o calor que capta é reutilizado. Também contribui significativamente à transparência do edifício. Uma grande superfície de painéis solares está totalmente integrada na fachada.

Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed - Imagem 16 de 29
© cepezed | Léon van Woerkom

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Havenlaan 86C, 1000 Bruxelas, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro para o Meio Ambiente de Bruxelas / architectenbureau cepezed" [Brussels Environment / architectenbureau cepezed] 13 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780259/meio-ambiente-bruxelas-architectenbureau-cepezed> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.