Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain

Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 2 de 21Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 3 de 21Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 4 de 21Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 5 de 21Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Mais Imagens+ 16

  • Promotor: Fojansa company
  • Construtora: Fonorte
  • Projeto E Direção Dos Trabalhos: Juan Beldarrain
  • Colaboradores: Néstor Asurmendi, Itziar Combarros, Marta Badiola
  • Arquiteto Executivo: Javier Alaña Aguinaco
  • Instalações: IDZ ingeniería
  • Estrutura: Egitur Consultores
  • Orçamento Líquido: € 465.495,30 + VAT
  • Cidade: Vitoria-Gasteiz
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 10 de 21
© Jesús Martín Ruiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fojansa é uma companhia com mais de 15 anos de experiência em instalações de canalização, calefação e sistemas de climatização, que está fazendo uma forte aposta pela pesquisa em campo das energias renováveis.

Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 8 de 21
© Jesús Martín Ruiz

O projeto foi feito pelo Estudio Beldarrain, especialista em arquitetura sustentável, com a intenção de que a nova imagem da empresa transmita, por uma parte sua vontade de inovação, e por outra sua preocupação meio-ambiental. A proposta acolhe uma estratégia de edificação nítida, cuja potência a nível de imagem é indubitável apesar de utilizar materiais muito econômicos. 

Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 14 de 21
Planta Baixa - 1° Pavimento

Um novo corpo de escritórios, de forma aparentemente elíptica, foi construído ao lado da velha nave, se somando à fachada frontal. Este volume é convertido em protagonista da nova imagem da empresa no polígono.

Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 12 de 21
© Jesús Martín Ruiz

A envolvente é feita de tubos de polietileno preto trançados entre si, como se fosse uma cesta de vime, dotando ao novo corpo de escritórios um caráter marcante e abstrato em contraste com a velha nave. Sua forma redonda evoca composições além da arquitetura, singularizando a proposta e com isto se destacando na paisagem do polígono industrial. A mencionada pele forma uma proteção solar aos panos de vidro no verão.

Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 20 de 21
Corte Longitudinal

O edifício também é um objeto de investigação no campo das energias renováveis e eficiência energética. Possui um singular coletor solar e possibilita trocas de energia, além disso possui um coletor geotérmico de 8 poços que reduz ao mínimo o consumo energético do edifício.

Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 3 de 21
© Jesús Martín Ruiz

Com a incorporação ao projeto de painéis fotovoltaicos sobre a cobertura das naves existentes, consegue-se um edifício com saldo energético positivo.

Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain - Imagem 5 de 21
© Jesús Martín Ruiz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vitoria-Gasteiz, Álava, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain" [Fojansa Company Offices / Estudio Beldarrain] 13 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780254/novos-escritorios-da-fojansa-estudio-beldarrain> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.