Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain

Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain

© Jesús Martín Ruiz© Jesús Martín Ruiz© Jesús Martín Ruiz© Jesús Martín Ruiz+ 21

  • Promotor:Fojansa company
  • Construtora:Fonorte
  • Projeto E Direção Dos Trabalhos:Juan Beldarrain
  • Colaboradores:Néstor Asurmendi, Itziar Combarros, Marta Badiola
  • Arquiteto Executivo:Javier Alaña Aguinaco
  • Instalações:IDZ ingeniería
  • Estrutura:Egitur Consultores
  • Orçamento Líquido:€ 465.495,30 + VAT
  • Cidade:Vitoria-Gasteiz
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Jesús Martín Ruiz
© Jesús Martín Ruiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fojansa é uma companhia com mais de 15 anos de experiência em instalações de canalização, calefação e sistemas de climatização, que está fazendo uma forte aposta pela pesquisa em campo das energias renováveis.

© Jesús Martín Ruiz
© Jesús Martín Ruiz

O projeto foi feito pelo Estudio Beldarrain, especialista em arquitetura sustentável, com a intenção de que a nova imagem da empresa transmita, por uma parte sua vontade de inovação, e por outra sua preocupação meio-ambiental. A proposta acolhe uma estratégia de edificação nítida, cuja potência a nível de imagem é indubitável apesar de utilizar materiais muito econômicos. 

Planta Baixa - 1° Pavimento
Planta Baixa - 1° Pavimento

Um novo corpo de escritórios, de forma aparentemente elíptica, foi construído ao lado da velha nave, se somando à fachada frontal. Este volume é convertido em protagonista da nova imagem da empresa no polígono.

© Jesús Martín Ruiz
© Jesús Martín Ruiz

A envolvente é feita de tubos de polietileno preto trançados entre si, como se fosse uma cesta de vime, dotando ao novo corpo de escritórios um caráter marcante e abstrato em contraste com a velha nave. Sua forma redonda evoca composições além da arquitetura, singularizando a proposta e com isto se destacando na paisagem do polígono industrial. A mencionada pele forma uma proteção solar aos panos de vidro no verão.

Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

O edifício também é um objeto de investigação no campo das energias renováveis e eficiência energética. Possui um singular coletor solar e possibilita trocas de energia, além disso possui um coletor geotérmico de 8 poços que reduz ao mínimo o consumo energético do edifício.

© Jesús Martín Ruiz
© Jesús Martín Ruiz

Com a incorporação ao projeto de painéis fotovoltaicos sobre a cobertura das naves existentes, consegue-se um edifício com saldo energético positivo.

© Jesús Martín Ruiz
© Jesús Martín Ruiz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vitoria-Gasteiz, Álava, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novos escritórios da Fojansa / Estudio Beldarrain" [Fojansa Company Offices / Estudio Beldarrain] 13 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780254/novos-escritorios-da-fojansa-estudio-beldarrain> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.