Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto

Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 2 de 86Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 3 de 86Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 4 de 86Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 5 de 86Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Mais Imagens+ 81

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cement Design, Effisus, Sika
Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 20 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Terminal de Cruzeiros de Leixões é um pequeno complexo portuário de iniciativa da Administração dos Portos do Douro e Leixões, situado no Molhe Sul, em Matosinhos, Portugal. A definição estratégica do Novo Terminal de Cruzeiros teve um duplo objectivo: melhoria da eficiência comercial e melhor integração urbana. É por isso que o projecto integra novos edifícios, obras no plano de água e espaços exteriores de vocação pública. O edifício principal abriga várias componentes programáticas: terminal para navios de cruzeiro, instalações de apoio ao porto de recreio, Pólo de Mar do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, salas para eventos e um restaurante.

Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 3 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG
Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 58 de 86
Croqui
Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 24 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG

A equipa responsável pelo projecto de arquitectura também coordenou uma basta equipa composta por economia, durabilidade, transportes entre outras especialidades habituais. O projecto foi desenvolvido ao longo de vários anos com apuramento da forma, do programa e das condições de implementação.

Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 4 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG

A obra foi subdividida em fases estando concluídas as duas iniciais, um novo cais e o edifício principal. A última fase integra o espelho de água no núcleo do edifício, o arruamento de ligação à cidade e o porto de recreio com o tratamento das suas frentes e com o pequeno edifício de apoio náutico.

Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 11 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG

A proposta vive em larga medida dependente do edifício principal que se localiza na extremidade do molhe sul, do porto, dentro do Oceano Atlântico, a 750 metros da cidade de Matosinhos e a cerca de 10 km, por via marítimo-fluvial ou rodoviária, da Ribeira do Porto, o ponto turístico mais solicitado. O edifício constitui uma rótula entre as 3 funções principais, o novo cais de navios de cruzeiro, o novo porto para embarcações de recreio e o novo arruamento de acesso à cidade. Ele recebe e envia originários e destinatários destas três motivações porque integra para o lado do Mar salas de embarque/desembarque, serviços de apoio aos navegantes de recreio, e para o lado de Terra o Polo de Mar e de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, espaços para eventos, pequena área de restauração e estacionamento.

Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 28 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG
Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 76 de 86
Planta Baixa - Térreo
Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 48 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG

Encantado pela curva do molhe e por este compromisso e vocação intermediários, enlaça laminas curvilíneas gerando-se e prolongando-se na forma de 3 tentáculos principais exteriores e um quarto que cai no seu interior, numa rampa helicoidal que liga todas as funções internas em pé-direito quádruplo. 

Os braços desenrolados exteriores conduzem os pisos dos investigadores para o lado do mar e o piso de embarque à manga dos cruzeiros ou ao passeio pedonal à cota alta rumo à praia e à cidade de Matosinhos.

Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 5 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG

No interior, a sucessão de funções organiza o espaço em múltiplas cambiantes, sempre diverso mas numa simbiose em que o arco, os materiais e a luz constroem uma singular unidade. Esta união é reforçada pelo núcleo central de pé-direito quadruplo.

Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 36 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG
Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 54 de 86
Corte
Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 50 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG

O edifício não é muito grande, sobretudo quando comparado com os navios de cruzeiros que consegue acolher. Do lado da praia, justamente, percebe-se que o seu lugar é nitidamente o interior do porto de Leixões, de tal maneira se volta para dentro do molhe, não revelando qualquer vão e declarando uma fachada cega, misteriosa. A cobertura e a lâmina, cimeiras e inclinadas, conferem-lhe o seu recorte de personalidade. A Pala dos autocarros toca ao de leve o paredão granítico. De longe o edifício lê-se pela sua volumetria e pelo branco ondulante com fantasiosas nuances e diálogo com a variação da luz e da atmosfera. De perto os arcos e a sua textura apelam à proximidade, envolvem os movimentos e o corpo, convidando à visita e ao toque. Na cobertura, acessível, a Terra e o Oceano encontram-se e distendem-se na calma amplitude que a totalidade do olhar alcança.

Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto - Imagem 8 de 86
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terminal de Cruzeiros de Leixões / Luís Pedro Silva Arquitecto" [Leixões Cruise Terminal / Luís Pedro Silva Arquitecto] 03 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779908/terminal-de-cruzeiros-de-leixoes-luis-pedro-silva-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.