Casa MT / GLR Arquitectos

Casa MT / GLR Arquitectos - Mais Imagens+ 23

Monterrey, México
  • Arquitetos: GLR Arquitectos; GLR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jorge Taboada
  • Colaboradores: Emmanuel Soto, Raúl Torres, Rafael Návar, Pamela Díaz de León, Oscar O Farrill, Gaby Gutiérrez, David Alatorre
  • Arquiteto Responsável: Gilberto L. Rodríguez
  • Cidade: Monterrey
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jorge Taboada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um edifício de grandes dimensões, assim como uma grande inclinação, apresentou-nos vistas inigualáveis para o norte da cidade. O clube de golfe em primeiro plano, assim como outras áreas verdes de San Pedro Garza García, remetem visualmente com o imponente Monte das Mitras. O esquema da casa se resolve de forma praticamente linear em seus três níveis descendentes, garantindo assim as vistas a todas as áreas da casa.

© Jorge Taboada

No pavimento superior, ao nível da calçada, desenvolvem-se as áreas sociais, tais como o vestíbulo, sala, bar, copa, biblioteca e um amplo terraço social. Assim mesmo, nesse nível encontra-se uma grande garagem para 6 automóveis, assim como área de café da manhã, sala de estar, cozinha e lavanderia.

Planta Baixa - 2o Pavimento

O piso intermediário é resolvido por um amplo dormitório principal, com quatro dormitórios médios, com banheiros e armários compartilhados para filhos e filhas. Nesse nível encontra-se também uma pequena estância familiar assim como uma área destinada ao estudo. No nível inferior completa-se o programa da residência com uma grande sala de jogos equipada com sistema de home-theater, adega, ginásio, bar, terraço e dois banheiros necessários para a piscina.

© Jorge Taboada

No exterior, essa piscina funde-se com um espelho d'água que recebe o visitante, e complementa-se com um pequeno pavilhão aberto que funciona como área social para atividades recreativas. Esse pavilhão exterior conta com uma área de estar, jantar, bar e área de churrasco, vinculado tanto à piscina como à grande laje que suporta o jardim.

© Jorge Taboada

Cabe destacar que essa laje encontra-se num nível aproximadamente de 8 metros abaixo da rua superior, mas 12 metros acima da rua inferior, de modo que atingir esse grande jardim implicou um desafio de engenharia. A grande parede que se vê desde a planta baixa da casa, e que oculta os suportes da laje jardim, está coberta por pedra em sua totalidade, a fim de mimetizar-se com o corte natural da pedra existente.

Corte Transversal 1

Referente aos revestimentos da casa, elegeu-se trabalhar com uma paleta de materiais a base de planos brancos, madeira, pedra miracema, grandes áreas envidraçadas e diversos elementos de aço exposto. Nos interiores, os materiais que predominam são o mármore São Tomé, assim como a madeira de nogueira natural.

© Jorge Taboada

Devido a suas grandes dimensões, existem quatro opções para a circulação vertical da residência: a escada principal e um elevador para o uso cotidiano da família, serviços e convidados. Uma escada exterior, através de jardins e corpos de água une o acesso principal com a área de piscina e jardim e, finalmente, uma grande escada espiral de serviço que vai desde a área de serviço no pavimento superior até a área de jardim no nível mais inferior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MT / GLR Arquitectos" [Casa MT / GLR Arquitectos] 06 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779845/casa-mt-glr-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.