O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Últimos dias para visitar a exposição "99 ideias para um cinema de rua"

Últimos dias para visitar a exposição "99 ideias para um cinema de rua"

  • 11:30 - 18 Dezembro, 2015
Últimos dias para visitar a exposição "99 ideias para um cinema de rua"
Últimos dias para visitar a exposição "99 ideias para um cinema de rua", Cortesia de Micrópolis
Cortesia de Micrópolis

99 Ideias para um cinema de rua são noventa e nove respostas especulativas para a mesma pergunta: quais formas de ocupação poderia abrigar um grande edifício no coração da cidade, concebido como um cinema de rua em uma época em que a projeção de filmes ainda era um acontecimento capaz de reunir multidões em plena zona central?

As ideias apresentadas na série, sob a forma de noventa e nove desenhos arquitetônicos acompanhados de pequenas narrativas, não tem caráter programático nem ambição de viabilidade. Embora materializadas no edifício do Cine Theatro Brasil, o intuito das propostas é dar vazão às mais diversas maneiras de enxergar a cidade e as possibilidades de uso de seus espaços compartilhados.

Sabe-se, por exemplo, que o Cine Brasil já chegou a abrigar um restaurante popular, e, depois de fechado, quase abriu-se um bingo no local. Tantos outros antigos cinemas de rua de Belo Horizonte se transformaram em grandes lojas, locais de culto ou foram abandonados. O que representa cada uma dessas formas de uso para a vida coletiva na cidade?

Cortesia de Micrópolis
Cortesia de Micrópolis

Parte das ideias expostas surge de dados históricos como os mencionados acima. Outra parte surge de mapeamentos daqueles usos que existem hoje na Praça Sete, no nível da rua. O restante das ideias é resultado de uma série de ações realizadas pelo coletivo com o fim de coletar sugestões do público que passa pelo entorno do edifício: um café grátis na rua, uma reportagem de uma emissora de TV fictícia, e uma rifa de obras de arte articulada com um artista de rua. Estas ações também são documentadas na exposição.

Cortesia de Micrópolis
Cortesia de Micrópolis

Por fim, quatro dentre as noventa e nove ideias foram experimentadas em pequena escala, durante ocupações-teste realizadas ao longo do período da exposição, no saguão do Cine Theatro Brasil. São elas: restaurante popular, bingo, karaokê e clube da dança, todas abertas ao público. As ocupações geraram vestígios e registros em vídeo que foram agregados à exposição.   

Cortesia de Micrópolis
Cortesia de Micrópolis

VISITAÇÃO 

A exposição fica aberta até o dia 20 de dezembro e pode ser visitada de terça-feira a sábado, de 11h às 21h, e aos domingos, entre 14h e 19h, no quinto andar do Cine Theatro Brasil. A entrada é feita pela lateral do edifício, na Rua Carijós, ao lado do café do Cine Brasil. 

ARTISTAS

Participam da exposição os coletivos Micrópolis e O Grivo, o arquiteto Carlos Teixeira, além dos artistas Nydia Negromonte e Wilson Baptista. 

Ver a galeria completa

Cita: "Últimos dias para visitar a exposição "99 ideias para um cinema de rua"" 18 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779048/ultimos-dias-para-visitar-a-exposicao-99-ideias-para-um-cinema-de-rua> ISSN 0719-8906