O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Capela
  4. Áustria
  5. Sacher.Locicero.Architectes
  6. 2014
  7. Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes

Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes
Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes, © Paul Ott
© Paul Ott

Cortesia de Gerhard Sacher Cortesia de Gerhard Sacher © Paul Ott © Paul Ott + 41

© Paul Ott
© Paul Ott

Descrição enviada pela equipe de projeto. A capela familiar Maria Magdalena, do arquiteto Gerhard Sacher, é um objeto escultural espetacular feito em concreto branco auto adensável. Os construtores provaram ter uma grande porção de coração, confiança e compreensão profunda da arquitetura, ao projetar esse espaço atemporal excepcional, onde cerimônias familiares e festividades acontecem e a tranquilidade, contemplação e recordação podem ser experimentadas numa configuração única. Em uma distância visual à colina Magdalensberg e o castelo Hochosterwitz, a peça arquitetônica representa um marco moderno, um símbolo expressivo de linguagem formal sincera.

© Paul Ott
© Paul Ott

Localização

Não se pode passar pela escultura feita de concreto branco sem impressionar-se. Ela implanta-se como um dedo erguido na paisagem da suave colina de Zollfeld, Carinthia, em meio a uma jovem vinha. O branco brilhante do concreto é perfeito, a arquitetura harmoniosa e sem adornos, e a localização é espetacular na paisagem preenchida de história - Zollfeld, planície fértil com grande tradição cultural e histórica, entre o morro Magdalensberg com a sua igreja de peregrinação no topo a sudeste, e o castelo Hochosterwitz majestosamente situado em um cone de rochas, com mais de mil anos, ao norte. Mesmo o mais convencido dos agnósticos seria tocado pelo branco radiante do marco moderno e por sua linguagem formal simples.

© Paul Ott
© Paul Ott

Descrição do projeto

O visitante se aproxima ao pátio de cascalho ligeiramente descendente espaçoso e redondo, através de uma rampa de acesso levemente inclinada. No pátio, implanta-se o edifício de concreto branco e vidro, e os elementos básicos interpretam uma capela clássica de forma contemporânea. O concreto branco imaculado proporciona essa peça arquitetônica com pureza e estética especiais. Variadas luzes e condições meteorológicas alteram as cores e as impressões da superfície brilhante, desde o branco brilhante a um azul fosco no amanhecer, através do qual existem inúmeras matizes e texturas a serem observadas.

Cortesia de Gerhard Sacher
Cortesia de Gerhard Sacher

O cume do telhado de duas águas tem 7,78 metros de altura. Nas paredes laterais, há ranhuras transversais com janelas, três em cada lado. Os cortes transversais das janelas estão posicionados alinhados com a incidência raios de sol, de modo que o sol da manhã ou do entardecer atinjam o vitral colorido, feito pelo prof. Karl-Heinz Simonitsch, um artista da Caríntia. As janelas são feitas de camadas de vidro multi-coloridos e retratam os seis dias do Gênesis. A fachada leste com vidro em tamanho real e a cruz de bronze exterior feita por JaromirGargulak, artista checo, representa o último dia do Gênesis. No lado oposto, em direção ao pátio, encontra-se um portão maciço de bronze, feito à mão pelo mesmo artista e que pode ser aberto largamente integrando o pátio e oferecendo espaço para aqueles do lado de fora

Perspectiva Axonométrica
Perspectiva Axonométrica

As paredes laterais internas massivas, brancas, protegem a abundância da paisagem cultural circundante e criam um espaço contemplativo brilhante irradiando paz e pureza. O lado leste totalmente envidraçado oferece a visão da cruz de bronze escura contra a paisagem, construindo a ligação espiritual com o exterior. O interior é deliberadamente simples e variável ao mesmo tempo. Os elementos conformadores do espaço são o piso feito de azulejos de travertino creme e bege. Apenas um único degrau na planta retangular da capela marca a transição da nave capela para seu coro. As paredes ao longo do coro incluem nichos retangulares - à direita, há um vazio maior, com a estátua de Maria Magdalena, padroeira da capela Na esquerda, há 12 fendas de urnas menores. No lado esquerdo, entre as janelas coloridas, há bancos dobráveis feitos em carvalho branco, embutidos na parede de concreto.

Cortesia de Gerhard Sacher
Cortesia de Gerhard Sacher

Luz e as quatro estações

Uma capela deve excluir o mundo exterior para alcançar tranquilidade. Por isso, na maioria dos casos, as paredes da capela tem apenas algumas aberturas. Uma capela situada no campo aberto já tem a tranquilidade em si, e, portanto, pode ser aberta ao exterior e aproveitar a interação com a natureza.

© Paul Ott
© Paul Ott

O vidro transparente (12 mm - tamanho máximo no lado leste - 6,20 m x 1,65 m) da parede lateral prevê uma grande quantidade de luz natural que entra e permite a inclusão de variadas luzes sazonais e disposições do tempo. A luz do sol que entra através das aberturas das janelas coloridas, três ao norte e três no sul, inunda o interior com jogos de cores variadas. Para a iluminação adicional do espaço, os cilindros translúcidos pendurados abaixo do cume podem ser usados, enquanto que os pontos de luz embutidos nos nichos ao longo do coro fornecem iluminação focada.

© Paul Ott
© Paul Ott

Ao amanhecer e à noite a luz difusa sai da capela e adentra o pátio e o entorno mais próximo. Apenas a cruz no jardim da capela goza de uma iluminação direta em destaque e, assim, torna-se parte do interior.

© Paul Ott
© Paul Ott

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Sacher.Locicero.Architectes
Escritório
Cita: "Capela Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes" [Chapel Maria Magdalena / Sacher.Locicero.Architectes] 29 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779011/capela-maria-magdalena-sacheocicerrchitectes> ISSN 0719-8906