O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Rogério Shinagawa
  6. 2012
  7. Apartamento RS / Rogério Shinagawa

Apartamento RS / Rogério Shinagawa

  • 05:00 - 12 Dezembro, 2015
Apartamento RS / Rogério Shinagawa
Apartamento RS / Rogério Shinagawa, © Bruno Rego
© Bruno Rego

© Bruno Rego © Bruno Rego © Bruno Rego © Bruno Rego + 9

© Bruno Rego
© Bruno Rego

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um prédio da década de 50, o arquiteto reformou um apartamento, criando um espaço aberto, repleto de verde e com luz natural, na zona oeste de São Paulo.

Durante um passeio pelo bairro, o prédio chamou a sua atenção por ser uma lâmina com características modernistas (térreo livre, fachadas com as aberturas voltadas para o lado leste-oeste e recuos) e pelo belo jardim.  No processo de pesquisa das plantas do apartamento, o arquiteto descobriu que o edifício foi premiado na 4ᵃ Bienal de Arquitetura de São Paulo de 1957. O projeto do edifício é do escritório Croce, Aflalo e Gasperini, importante escritório paulista.

© Bruno Rego
© Bruno Rego

A primeira ideia foi integrar o espaço, eliminando algumas paredes. Sala de estar, cozinha e quarto foram unificados, possibilitando o fechamento do espaço por meio de portas de correr e painéis.

Na planta original, o apartamento possuía três dormitórios, uma cozinha, uma área de serviço e um dormitório de empregada. Dois deles foram unificados para criar a suíte principal, separada da área de banho pelo volume do closet, locado onde existia um console na estrutura. O banheiro tem piso, paredes e bancada em granito corumbá. A banheira está locada junto a ducha em um espaço com fechamento de vidro. A área da bacia é separada do ambiente por um nicho fechado com vidro leitoso. No quarto também foi criado um canto de trabalho, voltado para a janela da suite, com vista para a copa das árvores.

Planta Baixa
Planta Baixa

O banheiro social , que ocupou o dormitorio de empregada, também recebeu o mesmo acabamento do banheiro principal.

O terceiro dormitório foi aberto para a sala, sendo transformado em uma sala de televisão, e, quando necessário, em um dormitório de hóspedes. Este pode ser isolado por uma tela blackout que foi fixada na viga existente.

O terraço recebeu um deck de madeira, onde foram colocadas plantas tropicais (jabuticabeira, helicônias e filodentros) e uma coleção de orquídeas do morador.

© Bruno Rego
© Bruno Rego

Uma parede da sala foi coberta por espelhos, criando profundidade, e, como resultado, a impressão de amplitude da área. O piso do apartamento, em peroba, já existente, foi restaurado completamente.

A cozinha, antes totalmente fechada, foi aberta. Criou-se um painel camarão em freijo que possibilita a intregração ou o isolamento da área. Durante a reforma, foi encontrado um cano de água do prédio, sendo incorporado ao balcão. Este faz divisão com a bancada, em granito.

© Bruno Rego
© Bruno Rego

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Rogério Shinagawa
Escritório
Cita: "Apartamento RS / Rogério Shinagawa" 12 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778685/apartamento-rs-rogerio-shinagawa> ISSN 0719-8906