Parque Minghu / Turenscape

Parque Minghu / Turenscape

Parque Minghu / Turenscape - Mais Imagens+ 18

Lupanshui, China
Cortesia de Turenscape

1 Declaração de Projeto

Através de uma série de técnicas regenerativas de projeto, em particular aquelas de redução do fluxo de água da chuva, um rio canalizado em leito de concreto em um terreno peri-urbano deteriorado foram transformados em um parque alagável que funciona como parte da infraestrutura ecológica planejada em escala municipal e que inclui múltiplos serviços de ecossistema, a gestão de águas pluviais, limpeza de água e recuperação de habitats nativos, bem como a criação de um espaço público agradável para o encontro e o prazer estético.

Cortesia de Turenscape

Narrativa Projetual

2.1 Desafios e Objetivos

Liupanshui, conhecida pelo seu clima fresco, é uma cidade industrial construída nos anos 1960 em um vale cercado por colinas de pedras calcárias, com o Rio Shuichenghe que percorre toda cidade. Com uma área de 60 quilômetros quadrados, a cidade é densamente habitada por uma população de 600 mil. Como um elemento de uma grande campanha de melhoramentos ambientais, o governo municipal comissionou o arquiteto paisagista para desenvolver uma estratégia holística para resolver uma série de questões que incluem:

Cortesia de Turenscape

1) Poluição da Água: Como uma das grandes cidades industriais construídas durante o período da guerra fria, Liupanshui foi dominada pelas indústrias de carvão, aço e cimento. Consequentemente, os cidadãos sempre sofreram com a poluição do ar e da água; décadas de poluição do ar saída das chaminés industriais foram depositadas nas encostas e foram lavadas nos rios juntamente com as águas da chuva que também carregam as sobras de fertilizantes naturais das áreas agriculturáveis e o esgoto das residências das encostas.

Implantação

2) Cheias do rio e Inundações relacionadas à águas das chuvas: Como está localizada em um vale, a cidade está sujeita à inundações durantes as temporadas de monção, mas também questões relacionadas à seca durante as estações secas, devido à geologia do calcário poroso;

3) Recuperação do rio principal: A canalização do Rio Shuichenghe foi realizada nos anos 1970 como uma solução para conter as inundações. O canal transmite a água da chuva da montante, mas causou problemas de inundação ainda mais graves. Assim, o antigo rio principal, que era sinuoso, tornou-se um vala de concreto sem vida, e sua capacidade de retenção de inundações e recuperação ambiental foi totalmente perdida;

Cortesia de Turenscape

4) Criação de Espaço Público: Espaços verdes e de recreação são inadequados devido a explosão de crescimento da cidade. O sistema de águas que uma vez já foi uma dádiva para a cidade tinha se tornado um grande terreno desértico e abandonado, um depósito de lixo e uma parte perigosa da cidade. Os acessos de pedestres à áreas verdes da cidade é extremamente necessário à uma comunidade tão populosa e densa.

Cortesia de Turenscape

A estratégia foi reduzir o fluxo de águas das encostas das colinas e criar uma infraestrutura ecológica baseada na gestão de águas, e transformar a água em um agente ativo na regeneração de um ecossistema saudável para proporcionar serviços culturais e naturais que transformariam uma cidade industrial em um ambiente humano habitável.

Cortesia de Turenscape

2.2 Estratégias de Projeto

O projeto do parque possui 90 hectares e é primeira fase de um projeto de infraestrutura ecológica do arquiteto paisagista previsto para a cidade inteira.

Detalhe

Para a infraestrutura ecológica geral, o arquiteto paisagista focou na drenagem da bacia do Rio Shuicheng e a cidade. Num primeiro momento, córregos, áreas alagáveis e terras nas cotas mais baixas são integradas em um sistema de gestão de águas da chuva e purificação ecológica conectados pelo rio, formando uma série de lagos de retenção e áreas alagáveis para purificação em diferentes capacidades. Esta abordagem não apenas minimiza as enchentes urbanas como aumenta a base para suportar o fluxo de águas do rio depois de uma temporada de chuvas. Num segundo momento, uma das margens naturais do rio foi restaurada para revitalizar a a ecologia ribeirinha e maximizar a capacidade de auto-purificação do rio. Em terceiro lugar, espaços públicos contínuos foram criados para abrigar caminhos de pedestres e rotas cicláveis aumentando o acesso ao rio. Estes corredores integram a recreação urbana e os espaços ecológicos. Por último, o projeto combina desenvolvimento imobiliário das margens e recuperação do rio. A infra-estrutura ecológica catalisa esforços de renovação urbana em Liupanshui, aumenta significativamente o valor da terra, e aumenta a vitalidade urbana.

Cortesia de Turenscape

Como um dos principais projetos incluídos na infraestrutura ecológica de Liupanshui, o Parque Alagável Minghu possui restauração ecológica da secção de fluxo superior do rio canalizado. O parque foi criado em um terreno composto por manchas de zonas alagadas degradadas, lagoas abandonados e parcelas de plantações de milho mal administrados. Sua condição de pré-desenvolvimento foi dominada por depósitos de lixo e água poluída. Como uma demonstração do projeto de infraestrutura ecológica, esta primeira fase do projeto foi desenhada usando todas as táticas para reconstruir a saúde ecológica que levaria à recuperação da biodiversidade e habitat nativo, retenção e melhoria da qualidade da água de chuva e o acesso do público à espaço aberto de alta qualidade e, finalmente, um catalisador para o desenvolvimento urbano. Os elementos específicas do parque que alcançaram estes objetivos são os seguintes:

Cortesia de Turenscape

(1) A margem de concreto do rio foi removida para criar duas zonas ecológicas. Uma incentiva o crescimento da vegetação nativa dentro da zona alagável e outra estabelece condições para vegetação emergente no leito do rio. Cascatas para aeração também foram criadas ao longo do rio para acrescentar oxigênio que propicia a bio-remediação das águas ricas em nutrientes.

Cortesia de Turenscape

(2) Bacias de retenção e terraços alagáveis foram criados para reduzir o pico de fluxo de água e regular a água da chuva nas estações de cheia. Os terraços são inspirados pelas técnicas locais de agricultura em que armazenam a água transformando encostas íngrimes em campos produtivos. Suas localizações, formas e profundidades foram baseados em informação geográfica e análise de fluxo de água. A vegetação nativa foi plantada para estabelecer as associações adaptadas às diferentes condições do solo e da água. Esses habitats em terraços reduzem o fluxo da água e a remoção de nutrientes através de espécies de plantas e micro-organismos que usam o excesso de nutrientes como recursos para o crescimento rápido.

Cortesia de Turenscape

(3) Caminhos para pedestres e ciclistas são dispostos nos espaços verdes ao longo dos caminhos de água formando um circuito ao redor e entre esses terraços alagáveis. Plataformas resistentes com bancos, pavilhões e uma torre de observação foram integrados no sistema natural projetado para acesso universal. Eles abrigam experiências paisagísticas de aprendizado, recreativas e estéticas. Um sistema de interpretação ambiental foi projetado para auxiliar visitantes a compreender o significado natural e cultural dos lugares. Claramente, o edifício mais icônico é uma ponte com as cores do arcoíris, em contraste com o clima frequentemente frio e úmido. Este caminho conecta três lados do lago central criando espaços inesquecíveis para caminhadas e locais de encontro que rapidamente se tornaram os ambientes sociais e de lazer preferidos dos cidadãos.

Cortesia de Turenscape

Através destas técnicas de paisagismo, o sistema de águas deterioradas e terrenos peri urbanos baldios foram transformados em um grande parque público de alta performance e baixa manutenção. De maneira harmônica regula as águas da chuva, purifica águas contaminadas, restaura habitats nativos para biodiversidade e atrai moradores e turistas. Foi oficialmente denominado como Parque Nacional Alagável na China em 2013.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Liupanshui, Guizhou, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Minghu / Turenscape" [Minghu Wetland Park / Turenscape] 21 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778365/minghu-wetland-park-turenscape> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.