O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. Inês Brandão Arquitectura
  6. 2014
  7. Casa Celeiro / Inês Brandão Arquitectura

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Celeiro / Inês Brandão Arquitectura

Casa Celeiro / Inês Brandão Arquitectura
© João Morgado
© João Morgado

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 48

© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma reforma de um edifício de 50 anos - metade casa, metade celeiro. O objetivo do projeto foi manter as memórias existentes de um espaço que, antigamente, fora palco de uma série de experiências variadas - histórias rurais misturadas às histórias de jovens de um tempo controverso.

© João Morgado
© João Morgado

Na presença de um local tão especial, como o celeiro, optou-se por projetar e eleger o tal como protagonista da nova casa de uma jovem família em crescimento.

© João Morgado
© João Morgado

Um único novo elemento foi inserido neste espaço, quase como uma peça de mobiliário, uma ideia que foi destacada, também, pelo próprio material - OSB pintado. Com um orçamento limitado (outro objetivo), foi essencial criar um elemento compacto que unisse a todas as novas funções - cozinha, banheiros, armazenamento e escadas.

Corte
Corte
Corte
Corte

Esta "mobília" é fundamental na compartimentalização da área social no térreo, dividindo os espaços de entrada, sala de estar, sala de jantar e cozinha. No pavimento superior, que outrora serviu a atividades como a secagem de grãos, sobre a área social, encontram-se os programas mais íntimos e uma área de trabalho.

© João Morgado
© João Morgado

A materialização deste elemento deveria ser feita a partir de algo que, ao mesmo tempo, teria condições naturais de desempenhar um papel estrutural, e que ajudasse a facilmente comunicar a ideia de mobiliário.

© João Morgado
© João Morgado

A opção pelo OSB, um material ecológico e econômico, foi fácil devido às suas características estruturais naturais e sua plasticidade. Sabia-se que com esse material seria possível construir todos os elementos para este modelo - paredes, portas, cozinha, armários, escadas e, inclusive, o pavimento superior. Foi utilizado o tipo 3 de OSB, que suporta altos níveis de umidade - um detalhe importante quando se constrói com esse material em áreas úmidas.

Isometrica
Isometrica

Foi um objetivo importante do projeto criar um contraste visual entre o piso, as paredes brancas e o telhado, mas além disso também foi importante assumir a textura da madeira. A cor preta nas pranchas de OSB foram de grande ajuda nesse ponto.

© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Inês Brandão Arquitectura
Escritório
Cita: "Casa Celeiro / Inês Brandão Arquitectura" [Barn House / Inês Brandão Arquitectura] 09 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778274/casa-celeiro-ines-brandao-arquitectura> ISSN 0719-8906