Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects

Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 1 de 20
© Hiroyuki Oki
Ho Chi Minh City, Vietnã
  • Arquitetos: VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki

Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 2 de 20Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 3 de 20Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 4 de 20Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 5 de 20Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Mais Imagens+ 15

Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 18 de 20
Implantação
Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 14 de 20
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao lado do centro emergente de Ho Chi Minh, "Diamond Island" é um grupo de condomínios em uma ilhota no rio Saigon. Para fazer o melhor uso do espaço vazio de um programa em desenvolvimento gradual, este centro comunitário multifuncional foi concebido não apenas para os moradores locais, mas também para os turistas estrangeiros trazidos por barcos do centro da cidade. Oito pavilhões de bambu de diversos tamanhos estão espalhados por todo um parque com vegetação rica ao longo do rio. Os pavilhões são usados para vários eventos, como festas, banquetes, conferências de promoções, e também estão planejados para serem restaurantes no futuro.

Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 16 de 20
© Hiroyuki Oki

Duas grandes cúpulas são criadas em estrutura de bambu, seus diâmetros medem 24m e possuem 12,5m de altura. Inspirado por uma cesta de bambu tradicional, a estrutura é feita por trabalhadores qualificados que tecem cada pedaço de bambu no local. Seis pequenos pavilhões de bambu em forma de guarda-chuvas possuem o diâmetro de 11m e altura de 7m. As estruturas de guarda-chuva, compostas por doze unidades estruturais pré-fabricadas montadas, visam a eficiência da construção.

Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 4 de 20
© Hiroyuki Oki

Os grandes pavilhões são estruturas em camadas duplas. A camada exterior do telhado de palha pende da estrutura de interior para criar beirais profundos, protegendo toda a estrutura de bambu da luz do sol e chuvas fortes. Independentemente da forma que encobre o telhado, o espaço interior não precisa de iluminação artificial para atividades diurnas, a claraboia e periferia abertas oferecem a luz natural necessária. A claraboia também funciona para retirar o ar quente a partir do topo da cúpula através da brisa, arrefecida por três lagoas, que flui do rio através do edifício.

Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 5 de 20
© Hiroyuki Oki

Apesar da aplicação de diversos métodos de construção tradicionais, o objetivo do projeto não é reproduzir o vernáculo, mas criar a arquitetura sustentável adequada com o presente. A fim de fazer isso, a sistematização da produção e construção da arquitetura de bambu é essencial e, como resultado, o projeto é uma fusão da arte popular tradicional e arquitetura contemporânea.

Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 8 de 20
© Hiroyuki Oki
Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects - Imagem 20 de 20
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ho Chi Minh City, Ho Chi Minh, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects" [Diamond Island Community Center / VTN Architects] 04 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778272/centro-comunitario-ilha-do-diamante-vo-trong-nghia-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.