One Airport Square / Mario Cucinella Architects

One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 2 de 15One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 3 de 15One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 4 de 15One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 5 de 15One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Mais Imagens+ 10

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armstrong Ceilings, AET UK, Broadcrown, Ghacem and Dangote, Greenheck, Guardian Glass, KEIM, Oddicini, Plaka, Rak ceramics, Royal Aluminium, Siemens, Trane, WILO, iGuzzini
  • Arquiteto Responsável E Local: Mario Cucinella, Luca Bertacchi
  • Modelo: Hyun Seok Kim, Giuseppe Perrone, Nada Balestri, Luca Sandri, Giulia Pentella, Alberto Bruno, Yuri Costantini
  • Engenharia Estrutural: Politecnica Ingegneria e Architettura
  • Engenheiros De Estrutura Associados Locais E Engenheiros De Construção: Twum Boafo & Partners, Accra
  • Engenheiros De Instalações Associados: Impact Technologies Limited, Accra
  • Arquitetos Associados: Deweger Gruter Brown & Partners
  • Quantitativos: AECOM, London
  • Quantitativos Associados: A-Kon Consults Limited, Accra
  • Construção: MICHELETTI LTD
  • Renderizações: Cristian Chierici – CC79; Engram Studio
  • Mechanical & Electrical Engineer: Chapman - BDSP
  • Cliente: Actis London
  • Cidade: Accra
  • País: Gana
Mais informaçõesMenos informações
One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 6 de 15
© Fernando Guerra | FG+SG

One Airport Square é um edifício multifuncional. Abriga espaços comerciais no piso térreo e um bloco de escritórios de dez andares no sudoeste do terreno, devido à forma específica e características topográficas do lote. Levando em conta o desejo de um contraste entre a área do projeto e a paisagem urbana circundante, o espaço de encontro para os funcionários e o público recebeu atenção especial. Aqui, o espaço foi configurado como uma praça pública, aberta no lado nordeste do lote, protegido pelo piso comercial, disposto como um anel (lojas, restaurantes, e estabelecimentos self-sevice). A praça de dimensões generosas é adequada para eventos variados, feiras ou outras atividades, e pode ser usada como um espaço de exposição de obras de arte instaladas permanentemente. Tais iniciativas, em conjunto com as atividades comerciais, trarão vida à área, dia e noite.

One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 11 de 15
Corte

One Airport Square é um edifício de nove pavimentos para escritórios, além de um piso térreo concebido para atividades comerciais, num total de cerca de 17.000 metros quadrados. Elementos estéticos e o projeto arquitetônico inspirado pela arte tradicional local e pela casca das palmeiras típicas dessa área, estreitamente ligados às estratégias ambientais, forneceram uma solução viável aos problemas climáticos. A forma e disposição do bloco de escritórios é o resultado do processo de projeto baseado nos requisitos funcionais e estruturais, além das questões energéticas e estruturais especificadas pela equipe de projeto multidisciplinar.

One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 2 de 15
© Fernando Guerra | FG+SG

Graças à sua forma irregular, refletindo as características topográficas do terreno, as superfícies pavimentadas conectam a rua ao nível superior da praça, onde encontramos a entrada principal para os escritórios e área comercial. Um par de escadas rolantes juntam diretamente o espaço público e os dois andares do parque de estacionamento subterrâneo. Mesmo os pisos subterrâneos são configurados considerando a topografia do lote e apresentam soluções técnicas para resistir estruturalmente a terremotos.

One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 12 de 15
Fachada

A envoltória do edifício é o elemento chave que demonstra a integração entre a forma, estrutura e estratégias ambientais. O edifício, que é compacto formalmente, contém no interior um grande salão cuja função é fornecer iluminação e facilitar a ventilação natural. Variações de profundidade dos eixos determinam a configuração de três tipos de escritório: maxi, midi e mini. Um elemento definidor do edifício é o movimento gerado pelos terraços salientes, que gradualmente recuam à medida que sobem, andar por andar. Estas variações de seção permitem maior flexibilidade na configuração dos ambientes de acordo com as exigências de variação de futuros inquilinos.

One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 7 de 15
© Fernando Guerra | FG+SG

Um outro elemento determinante consiste na estrutura de concreto armado, os pilares inclinados que conferem uma maior rigidez ao edifício e os balanços, ao mesmo tempo que caracterizam-se como um motivo decorativo.

One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 9 de 15
Planta Baixa

É o primeiro edifício em Gana premiado com 4 estrelas pelo Green Building Council da África do Sul (GBCSA). O projeto foi concebido com base em uma análise detalhada do terreno, topografia e orientação ideal para se tornar um ponto de referência e exemplo para a nova geração de edifícios de escritórios na África Ocidental. Nesta latitude, a trajetória solar torna particularmente expostas à radiação solar as fachadas leste e oeste. Isso, combinado com médias a altas temperaturas presentes durante todo o curso do ano, tornou necessária a adoção de estratégias para reduzir a necessidade de resfriamento do edifício.

One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 3 de 15
© Fernando Guerra | FG+SG

A planta é baseada em um princípio de distribuição do ar fresco transportado no pavimento flutuante que atinge de uma maneira uniforme ao longo do plano. Para reduzir o consumo de água potável existem tecnologias que limitam a quantidade de saída, a duração e o tempo de entrega, enquanto espera-se a reutilização de águas cinzas e águas pluviais para o banheiro.

One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 13 de 15
Isométrica

A soma de todos esses elementos no projeto foi determinada por um trabalho de projeto integrado que equilibra considerações de arquitetura e engenharia, a fim de reduzir o consumo de energia do edifício e otimizar o uso da luz natural. As tecnologias mais avançadas são equilibradas com a tradição local, utilizando um design mais eficiente. Tudo isso é trazido para uma nova ideia de beleza: a beleza ecológica.

One Airport Square / Mario Cucinella Architects - Imagem 4 de 15
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Accra, Gana

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "One Airport Square / Mario Cucinella Architects" [One Airport Square / Mario Cucinella Architects] 06 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778048/one-airport-square-mario-cucinella-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.