O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Peru
  5. Jorge Marsino Prado
  6. 2014
  7. Casa ASIA / Jorge Marsino Prado

Casa ASIA / Jorge Marsino Prado

Casa ASIA / Jorge Marsino Prado
Casa ASIA / Jorge Marsino Prado, © Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

© Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi + 22

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de segunda residência destinada fundamentalmente ao lazer e socialização em um dos condomínio da praia ao sul de Lima é uma oportunidade de reinventar um protótipo histórico: a Maison Domino de Le Corbusier.

Planta Nível 0
Planta Nível 0

As normas de edificação para o pequeno lote semi-isolado de 15x8 inserido num oásis tropical, permitiam a construção de uma residência térrea e cobertura habitável para assegurar os prazeres essenciais: sol, espaço, vegetação e as vistas sobre a paisagem desértica entre a Ilha de Asia e as estribações costeiras dos Andes.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

O uso recreativo da residência propõe a estratificação programática do projeto: externo durante o verão e íntimo durante o inverno. Desta maneira, a proporção dos recintos públicos são distribuídos hierarquicamente em dois modos: o expandido que abrange o terraço na cobertura, e o compacto, que possui seu módulo mínimo no nível intermediário do primeiro nível.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

A localização do lote, distante da praia e rodeado por um pequeno bosque, outorga certa privacidade natural a seus usuários, o que permitiu projetar seus fechamentos com transparências, concordante com o caráter aberto de seus proprietários e a necessidade de contar com um sistema passivo de manejo térmico que funciona através do controle de isolamento e ventilação da massa de concreto.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

A expressão racionalista que transmite a ordem da estrutura modular de colunas e vigas de ferro e as lajes de concreto, assim como os elementos secundários de vedação, são equilibrados com a expressão orgânica da escada helicoidal. Elemento de circulação vertical que cobra protagonismo por contraste, como um objeto de reação poética de ressonância marina. Um contraponto entre o ortogonal e o sinuoso.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi
Cita: "Casa ASIA / Jorge Marsino Prado" [Casa ASIA / Jorge Marsino Prado] 30 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778040/casa-asia-jorge-marsino-prado> ISSN 0719-8906