Casa ASIA / Jorge Marsino Prado

Casa ASIA / Jorge Marsino Prado - Mais Imagens+ 17

Asia, Peru
  • Arquitetos: Jorge Marsino Prado; Jorge Marsino Prado
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  303
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juan Solano Ojasi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Masisa
  • Colaboradores: Renzo Marsino Moreno, Taller 33
  • Construtora: Taller 33
  • Engenheiro Calculista: Jorge Avendaño
  • Texto: Jorge Marsino Prado
  • Cidade: Asia
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Juan Solano Ojasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de segunda residência destinada fundamentalmente ao lazer e socialização em um dos condomínio da praia ao sul de Lima é uma oportunidade de reinventar um protótipo histórico: a Maison Domino de Le Corbusier.

Planta Nível 0

As normas de edificação para o pequeno lote semi-isolado de 15x8 inserido num oásis tropical, permitiam a construção de uma residência térrea e cobertura habitável para assegurar os prazeres essenciais: sol, espaço, vegetação e as vistas sobre a paisagem desértica entre a Ilha de Asia e as estribações costeiras dos Andes.

© Juan Solano Ojasi

O uso recreativo da residência propõe a estratificação programática do projeto: externo durante o verão e íntimo durante o inverno. Desta maneira, a proporção dos recintos públicos são distribuídos hierarquicamente em dois modos: o expandido que abrange o terraço na cobertura, e o compacto, que possui seu módulo mínimo no nível intermediário do primeiro nível.

© Juan Solano Ojasi

A localização do lote, distante da praia e rodeado por um pequeno bosque, outorga certa privacidade natural a seus usuários, o que permitiu projetar seus fechamentos com transparências, concordante com o caráter aberto de seus proprietários e a necessidade de contar com um sistema passivo de manejo térmico que funciona através do controle de isolamento e ventilação da massa de concreto.

© Juan Solano Ojasi

A expressão racionalista que transmite a ordem da estrutura modular de colunas e vigas de ferro e as lajes de concreto, assim como os elementos secundários de vedação, são equilibrados com a expressão orgânica da escada helicoidal. Elemento de circulação vertical que cobra protagonismo por contraste, como um objeto de reação poética de ressonância marina. Um contraponto entre o ortogonal e o sinuoso.

© Juan Solano Ojasi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ASIA / Jorge Marsino Prado" [Casa ASIA / Jorge Marsino Prado] 30 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778040/casa-asia-jorge-marsino-prado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.