Promenada / Enota

Promenada / Enota - Imagem 2 de 37Promenada / Enota - Imagem 3 de 37Promenada / Enota - Imagem 4 de 37Promenada / Enota - Imagem 5 de 37Promenada / Enota - Mais Imagens+ 32

  • Equipe De Projeto: Dean Lah, Milan Tomac, Tjaž Bauer, Andrej Oblak, Polona Ruparčič, Nuša Završnik Šilec, Alja Černe, Nebojša Vertovšek
  • Engenharia Estrutural: Elea iC, Nom b
  • Planejamento Elétrico: Elsing
  • Cidade: Velenje
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A "Promenada" de Velenje é um importante espaço da cidade além de ser uma importante via. É um dos eixos centrais do centro de Velenje, uma jovem cidade projetada na década de 1950, com base no ideal modernista da cidade jardim; como tal, é única no espaço esloveno. A renovação do Promenada representa o primeiro passo para a revitalização gradual do centro. Sua função é abastecer a cidade com os programas faltantes e ajudar a recuperar o seu caráter original de uma cidade-em-um-parque. Uma renovação bem sucedida, informado pela consciência das excessivas superfícies destinadas para o circulação deve reunir dois requisitos aparentemente em desacordo com o outro: "Mais verde e mais programa."

Promenada / Enota - Imagem 15 de 37
© Miran Kambič

O passeio existente foi criado pelo fechamento da estrada ao tráfego há quase trinta anos. Apesar de ter sido re-pavimentado, uma transformação suficientemente profunda nunca ocorreu e a avenida manteve o caráter de uma estrada, demasiado grande e bastante monótono devido à falta de conteúdo. Tem sido uma espécie de espaço híbrido entre uma estrada e uma superfície destinada aos pedestres - principalmente por um percurso reto que conduz rapidamente os usuários do Complexo da Escola Secundária e do Centro de Saúde Comunitário para o interior do centro da cidade, sem fornecer qualquer animação para os transeuntes.

Promenada / Enota - Imagem 23 de 37
© Miran Kambič
Promenada / Enota - Imagem 31 de 37
Implantação
Promenada / Enota - Imagem 6 de 37
© Miran Kambič

Através da renovação, a grande conexão direta com um início e fim claramente delineado passou por uma transformação de uma seqüência de micro-ambientes, de grandes superfícies conectadas por caminhos mais estreitos, ligeiramente torcidos. Essas instâncias de alargamento (como praças) apresentam elementos concretos atrativos urbanos (como bancos), cujo arranjo cuidadoso diminui o ritmo dos usuários e proporciona foco, enquadrando o espaço para o conteúdo do programa extra acontecer. Como o caminho se retorce ao longo dos edifícios circundantes, dá origem a espaços abertos contidos maiores, permitindo a expansão futura do conteúdo dos edifícios para o exterior, ou a acomodação de outro conteúdo adicional, conforme necessário ao longo do tempo. Na fase inicial, todos esses espaços públicos recém-formados são simples e de grande eficácia em termos de custos, definidos como superfícies de areia ou grama. As superfícies de areia, em particular, representam um meio termo bem-sucedido entre a grama e os demais espaços pavimentados da cidade e permite uma ampla gama de utilização com investimento modesto.

Promenada / Enota - Imagem 22 de 37
© Branko & Nik Navršnik

Com a transformação, a Promenada está se transformando em um dos palcos para os principais eventos da cidade, com seu centro posicionado em um novo anfiteatro ao longo do Rio Paka. Este rio é caudaloso, o que significa que o seu curso de água varia significativamente algumas vezes por ano, mas continua a ser relativamente pouco profundo na maior parte do tempo. Como consequência, o leito do rio era muito profundo ate agora, fazendo com que este que seria um elemento atraente em qualquer cidade, fluiu fora da vista em algum lugar lá embaixo. A ponte larga também significava que qualquer um que andasse toda sua extensão tinha dificuldade em ver o rio. Ao estreitar a ponte e colocá-la fora do antigo eixo, é recuperado o espaço para a construção de um anfiteatro, que desce lentamente para a superfície do rio. O atraente anfiteatro à beira do rio, com a nova ponte como pano de fundo, torna-se o centro da atividade na cidade, e o rio pode voltar a reivindicar um lugar importante na consciência dos habitantes.

Promenada / Enota - Imagem 10 de 37
© Miran Kambič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3320 Velenje, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Promenada / Enota" [Promenada / Enota] 28 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777749/promenada-enota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.