Conferência "José Forjaz – 50 anos de arquitectura em Moçambique" no Museu dos Coches

José Forjaz – 50 anos de arquitectura em Moçambique” é o título da conferência que o arquiteto José Forjaz apresentará no dia 26 de novembro no Auditório do novo Museu dos Coches, em Lisboa. A conferência, mediada pelo arquiteto Raúl Hestnes Ferreira,tem entrada livre.

José Forjaz nasceu em Coimbra em 1936 e partiu para Moçambique em 1952, onde acabou o curso secundário. Formou-se em arquitetura na Escola de Belas Artes do Porto. Realizou os primeiros trabalhos em Portugal, nos princípios da década de 60 partindo para um mestrado na Universidade de Columbia, em Nova Iorque em 1966, depois de 4 anos de serviço militar em Portugal e em Moçambique.

Abriu um escritório de arquitectura na Suazilândia em 1968, onde trabalhou até 1975, quando então regressou a Moçambique e foi integrado ao governo de transição e depois ao governo do país independente.

Entre 1975 e 1985 desempenhou vários cargos no governo moçambicano como membro do Gabinete de Estudos do Ministério das Obras Públicas e Habitação, Director Nacional de Habitação e Secretário de Estado do Planeamento Físico. De 1977 a 1986 foi Deputado à Assembleia Popular. A partir de 1985, e com períodos de presença como professor em universidades italianas, americanas e sul africanas, é encarregado de organizar e, subsequentemente, dirigir, a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da U.E.M. A partir dos anos 90 a prática da arquitetura intensifica-se e, em 2000, cria o escritório José Forjaz • Arquitectos, associando os seus colaboradores, todos eles seus antigos alunos. 

José Forjaz foi distinguido com a Medalha de Veterano da Luta de Libertação de Moçambique em 1982; foi o primeiro recipiente do prêmio da Fundação Ruth and Ralph Erskine, da Suécia, em 1989; foi agraciado como Comendador da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, atribuída pelo Presidente da República Italiana em 2001 e é Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos Portugueses.

Em 2012 lhe foi atribuído, pelo Ministro da Cultura de Moçambique, o Diploma de Honra “em reconhecimento à contribuição que deu à promoção e desenvolvimento das artes e cultura”. Em 2013 se torna Professor Emérito da Universidade Eduardo Mondlane.

A conferência é uma co-organização do ISCTE-IUL (DINAMIA’CET-IUL), OASRS e Museu dos Coches. Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Conferência "José Forjaz – 50 anos de arquitectura em Moçambique" no Museu dos Coches" 14 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777055/conferencia-de-jose-forjaz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.