RAW / Weijenberg Architects

RAW / Weijenberg Architects - Mais Imagens+ 2

Distrito Zhongshan, Taiwan
  • Arquitetos: Weijenberg Architects; Weijenberg Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  418
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:mwphotoinc

Como foi a colaboração com o chef Andre?

A conversa entre WEIJENBERG e o chef Andre para projetar um novo restaurante começou no final de 2013, depois que os desenhos arquitetônicos de WEIJENBERG, para The Study, de Jason Atherton e The Library em Singapura chamaram a atenção do chef. Rapidamente, fez-se evidente que a imaginação gastronômica vívida de Andre combinada com a visão artística de WEIJENBERG vincularia a ambos em uma trajetória para criar um restaurante que refletisse a natureza visceral e primitiva de seu homônimo "RAW".

© mwphotoinc

A colaboração juntou as duas mentes com uma ambição comum por criar algo extraordinário. A visão artística de Andre sobre a comida, permitiu a WEIJENBERG a discutir o projeto em um nível muito mais profundo e, enquanto Andre tinha ideias específicas sobre o desenho de interiores, também proporcionou a liberdade criativa para atualizar uma nova entidade de restaurante que esta se tornando uma marca diferenciada de Taipei - a da gastronomia fundida ao desenho, onde a comida une-se à arte. Não houve uma única inspiração para o RAW, foi um verdadeiro caso de dois criativos reunidos em igualdade de condições, desafiando-se um ao outro e desenvolvendo uma ideia. No caminho, houve uma série de oportunidades de simplificar o desenho, faze-lo menor, ou até retirar grandes pedaços. Porém, preservamos com a coragem da convicção de que estávamos criando algo verdadeiramente único e nos organizamos para manter o projeto tal qual havíamos previsto. A tensão artística entre o cliente e o contratado levou ao resultado que se pode ver no restaurante agora.

© mwphotoinc

Parece que você não estava simplesmente se aproximando do projeto como um espaço para comer, mas como um cenário para uma atuação onde a comida é a protagonista. Como esta ideia influenciou seu desenho?

A comida de Andre apresenta-se sempre como uma arte que proporciona uma inspiração para WEIJENGERG para selecionar cores e tons de modo a manter a área de refeições ao mínimo. A estética desejada era criar uma grande proximidade entre o cliente e a comida - mesas e cadeiras com uma iluminação que focaria quase totalmente nos pratos. A experiência da comida de Andre pretende ser íntima. Esta intimidade nos permitiu utilizar a madeira como nosso meio principal no restaurante, em seu estado puro para acolher os clientes dentro de uma escultura de madeira de uma maneira suave.

Por que era importante não haver divisões diferenciadas no restaurante?

Para nós era importante não criar divisões distintas pois sentimos que este foco "quadrado" seria restritivo para um chef tão criativo. Fizemos os interiores de RAW intencionalmente sem bordas, porém, tínhamos que conectar as operações do restaurante e a funcionalidade com o desenho. Isto criou um desafio complexo, já que havíamos articulado uma geometria que necessitava ter um elemento prático forte. A maior parte da escultura serve como armazenamento, uma ilha de vinhos e uma grande vitrine na entrada sem comprometer a beleza do desenho.

© mwphotoinc

De onde vem a forma da escultura central de madeira? Muitos de seus trabalhos têm formas fluidas.

No WEIJENBERG, gostamos muito de explorar o que é possível dentro da "elaboração do tradicional". Por ter sido anteriormente treinado como carpinteiro, grande parte do meu trabalho envolve madeira. Sempre sou atraído por este material e tenho uma forte afinidade com ele. Também trata-se de um material que é excelente para esculpir e dar forma. Além disso, as novas tecnologias estão fazendo que seja muito animador trabalhar com tal material.

Planta Baixa

Quais são as especificações da escultura central de madeira? O que a sustenta?

A escultura de madeira tem aproximadamente 65 metros de comprimento e se estrutura com pontos de ancoragem duplos em cada nó reforçado com aço no interior, assim como reforços diagonais para evitar a oscilação lateral no caso de terremotos (que são frequentes em Taipei). A escultura de madeira central expõe tanto artesanato quanto tecnologia - qual é a relação entre os dois e como isso é ilustrado na escultura?

A grande escultura de madeira foi projetada com vários programas de software Rhinoceros 3D e Grasshopper para criar um padrão de corte por máquina. FEM (método de elementos finitos) foi utilizado para calcular a carga na escultura de teto em caso de terremotos. A madeira em si foi posteriormente trabalhada a mão por carpinteiros que montaram a escultura peça a peça. Isso é visível, já que cada seção da escultura possui várias articulações; grandes peças foram montadas em blocos onde, as vezes, é possível ainda ver uma junta. As linhas de textura na escultura foram deixadas propositadamente e foram planificadas digitalmente antes do corte para que se alinhassem de forma correta e sempre coincidindo.

© mwphotoinc

Você poderia explicar um pouco o tipo de cultura tailandesa exibida através do projeto.

Todo o projeto foi feito em Taiwan, desde o corte taiwanês dos blocos de madeira a partir de técnicas tradicionais de construção de barcos locais. Todos os detalhes foram elaborados precisamente e discutidos com os carpinteiros locais no lugar e nas fábricas. O grande móvel para os vinhos inclui unidades de armazenamento de quase 4,5 metros de altura e 18 metros de comprimento, feito inteiramente com persianas típicas de Taiwan.

© mwphotoinc

Qual é a relação entre a escultura de madeira central e as mesas retangulares / redondas? Por que as mesas possuem diferentes formas?

As mesas possuem diferentes formas para romper o espaço e a monotonia, impedindo uma sensação de agrupamento. Além disso, criam um sentido de variedade, já que é possível jantar no RAW muitas vezes sem ter o mesmo assento ou vista.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lequn 3rd Road, Distrito Zhongshan, Cidade de Taipei, Taiwan (RC) 104

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "RAW / Weijenberg Architects" [RAW / Weijenberg Architects] 17 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776895/raw-weijenberg-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.