Edifício VDA / Vazio S-A

Edifício VDA / Vazio S-A - Mais Imagens+ 23

Belo Horizonte, Brasil
  • Projeto Estrutural: MTF
  • Projeto De Instalações: Projeta
  • Projeto De Instalações Hidrossanitárias/ Elétrico/ Telefônico/ Especiais: Segurança Engenharia
  • Construtora: Total Engenharia
  • Incorporação: Total Engenharia and Vazio S/A
  • área Bruta: 2.135 m²
  • área Líquida: 1.360 m²
  • Terreno: 756 m² (coef. 1,5)
  • Autores: Carlos M Teixeira, Leonardo Rodrigues (colab.), Ligia Milagres (colab.)
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. VDA é um edifício residencial cuja disposição dos apartamentos compõe um volume esculpido e irregular. A forma é sua diferença mais explícita e que, estruturalmente, é resultado de alguns pequenos balanços laterais desenhados como diagonais sobrepostas. Além de propor uma alternativa para a mesmice da arquitetura vertical residencial, o projeto recupera elementos que foram esquecidos pelo mercado imobiliário, como brises, o apartamento-casa, grandes varandas, quintal e plantas com desníveis, trazendo a sensação de aconchego típica das casas.

Corte

O Ed. VDA guarda semelhanças com um projeto anterior do escritório, Ed. Montevideu, como a opção por não integrar área de lazer (fato que possibilita custos menores de condomínio), por apresentar apartamentos diferentes uns dos outros (assumindo o fato de que esta diversidade reflete a diversidade dos moradores) e por sua implantação orgânica escalonada, o que possibilitou vários apartamentos com quintais e jardins. O pé-direito de algumas unidades é mais alto (3,2m), ou seja, o corte foi usado como mecanismo para ganhar espaço; e todos os quartos têm varandas

© Gabriel Castro
Planta Baixa
© Leonardo Finotti

Mais que um projeto, o prédio é parte da postura do escritório ao mesmo tempo prática e experimental, a qual foi possível graças à nossa dupla responsabilidade como arquitetos e incorporadores. No atual cenário, onde predominam apartamentos e prédios pensados quase que exclusivamente por construtoras e corretores de imóveis, pensamos que é fundamental a participação dos arquitetos nos demais aspectos embutidos na indústria da construção. O que compõe a maior parte do tecido urbano são casas e apartamentos, portanto nossas cidades infelizmente tem sido produzidas pelos setores mais retrógrados e conservadores que integram esta indústria.

© Gabriel Castro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício VDA / Vazio S-A" [VDA Building / Vazio S-A] 09 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776819/edificio-vda-vazio-s-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.