Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña

Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 2 de 21Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 3 de 21Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 4 de 21Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 5 de 21Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Mais Imagens+ 16

Sangolqui, Equador
Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 11 de 21
© Gori Salvà

Descrição enviada pela equipe de projeto. O abandono de técnicas construtivas tradicionais no Equador e a substituição destas por materiais industrializados de baixas prestações substituiu em poucas décadas os conhecimentos construtivos acumulados e evoluídos durante séculos, substituindo modelos perfeitamente adaptados à realidade climática, construtiva, econômica e social da implantação de modelos em muitos casos inabitáveis de uma altíssima pegada ecológica.

Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 7 de 21
© Gori Salvà

O projeto pretende a construção de um protótipo com uma pegada ecológica mínima mediante utilização de materiais naturais de procedência local e drástica redução da demanda energética mediante a utilização de isolamento térmico natural em toda a envolvente e o desenvolvimento de estratégias de captação solar por efeito estufa adaptadas às latitudes equatoriais.

Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 21 de 21
Planta Baixa

Apesar de um sistema construtivo leve, é possível dotar o edifício de um isolamento térmico e uma inércia térmica suficiente, mediante o uso do encapsulado de pedra polida, capaz de armazenar a energia captada pelo efeito estuda e estabilizar a temperatura interior diante da enorme variabilidade climática diária de Quito.

Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 16 de 21
© Gori Salvà

O edifício foi projetado para ser desmontado, de forma que seja possível seu traslado, monitorização ou exposição em distintas regiões climáticas do país, modificando seus equipamentos e configurações para obter a máxima eficiência energética em qualquer clima e aportando dados úteis para futuras pesquisas em múltiplos lugares. Uma vez finalizada sua vida útil será possível a reutilização de suas partes ou sua reciclagem.

Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 17 de 21
© Gori Salvà

A fundação está formada por sapatas de concreto ciclópico e colunas de aço. A estrutura foi feita com madeira de eucalipto por sua alta resistência, baixo custo e rápido crescimento, formando bastidores reforçados mediante travessas horizontais e diagonais para permitir o uso de esquadrias pequenas e um maior aproveitamento da árvore. As vigas de madeira são cobertas por cima e por baixo com tábuas de madeira compensada de 15 mm.

Os caixilhos e placas são preenchidos com pedra-pomes que é fechado por folhas de madeira compensada. A parede ventilada é construída com tábuas de madeira laurel e o telhado coberto por vegetação compreende uma camada de isolamento e drenagem pedra-pomes entre duas camadas de geotêxtil sobre impermeabilização dupla de asfalto. Uma camada de terra preta e húmus abrange os materiais de cobertura.

Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 20 de 21
Corte

O projeto inclui a instalação de sistemas de monitoramento de baixo custo, e open-source, que registraram temperaturas constantes dentro de parâmetros de conforto em todos os momentos (20-21 °C), enquanto as temperaturas no exterior variam de 12 a 20 ºC e edifícios circundantes sofrem de superaquecimento ou exigem sistemas de aquecimento convencionais.

Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña - Imagem 13 de 21
© Gori Salvà

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Protótipo Residencial / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña" [House Prototype / Luis Velasco Roldan + Ángel Hevia Antuña] 01 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776337/prototipo-residencial-luis-roldan-velasco-plus-angel-hevia-antuna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.