O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Cultural
  4. Bélgica
  5. Label Architecture
  6. 2015
  7. Centro Cultural de Anndenne / Label Architecture

Centro Cultural de Anndenne / Label Architecture

Centro Cultural de Anndenne / Label Architecture
Centro Cultural de Anndenne / Label Architecture, © bepictures
© bepictures

© bepictures © bepictures © bepictures © bepictures + 24

© bepictures
© bepictures

Descrição enviada pela equipe de projeto. A extensão do Centro Cultural de Andenne não foi projetada como um apêndice que resolve a falta de espaço, mas foi bem pensada como uma oportunidade para fazer frente a um problema complexo que foi restringindo o cumprimento do edifício. De fato, sua situação num tecido urbano diferente, entre um supermercado e um estacionamento, não dava a visibilidade e acessibilidade apropriada ao centro. Ao mesmo tempo, esta localização revela um grande potencial na escala da paisagem.

© bepictures
© bepictures

Nas orlas do rio, o terreno é percebido a partir da rodovia principal entre Lieja e Namur. Label Architecture, portanto, optou por capitalizar a condição de subúrbio. Ao estabelecer um volume alto nas orlas, o projeto inicia relações visuais com seu entorno, como um sinal na rodovia.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Um primeiro volume baixo, como base, une a sala de artes cênicas existente ao novo edifício. Escondido sob uma margem, oferece uma nova entrada e vestíbulo ao Centro Cultural. Acima, as novas funções - um estúdio de dança, uma sala de música e área administrativa - combinam-se numa unidade de quatro pavimentos, dando ao centro sua identidade arquitetônica.

© bepictures
© bepictures

Este projeto foi desenhado para permitir a convivência harmônica entre os diferentes usuários - o público dos eventos, centro de funcionários e o setor associativo de Andenne. Procede-se a uma gradação de privacidade que assegura independência aos usos.

Croqui
Croqui

A imagem da fachada principal é parte de uma iniciativa pública através da qual 1% do orçamento é dedicado a uma peça de arte integrada. Para o Centro Cultural, o fotógrafo Marc Wendelsky sugeriu fortalecer o impacto visual do edifício mediante a impressão de uma imagem grande em escala na fachada principal. Laber Architecture decidiu elaborar uma parede cortina com um padrão de listras da imagem que transmite uma percepção cinética do edifício a partir da via rápida.

© bepictures
© bepictures

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural de Anndenne / Label Architecture" [Anndenne's Cultural Center / Label Architecture] 31 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776293/centro-cultural-de-anndenne-label-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.