Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos

Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Imagem 2 de 38Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Imagem 3 de 38Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - VigaNovo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Fachada, PilarNovo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: GCP Arquitetos; GCP Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  24500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armstrong Ceilings, Hunter Douglas, Altmayer, Alucomaxx, Avlis-Haws, Comovent, Cristiane Rodrigues Pedras, Ecoblock, Formica, Gail, Hafele, Inovadoor, Isoeste, Medabil, Minibloqueio Millennium, Nilko, OWA, Owalux, Palimanan, Polipiso Brasil, +22
  • Equipe De Projeto: Nilton Rossi, Gabriela Garcia, Dalmary Rubio, Babara Gasco, Marília Neves e Marysol Brito
  • Coordenação E Sustentabilidade: Alessandra Araujo
  • Certificação Leed : Cushmamn & Wakefield
  • área Do Terreno: Área Total: 980.000 m² – Fase 1: 170.000 m²
  • Autor: Sérgio Coelho
  • Co Autor: Daniel Mariano
  • Cidade: Aguaí
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Imagem 10 de 38
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O partido arquitetônico adotado no projeto do novo Site Unilever – Aguaí, atende um tripé de necessidades, típicas de empreendimentos industriais contemporâneos: flexibilidade, racionalização e sustentabilidade, tornando-se num modelo de site industrial do Século XXI.

Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Mais Imagens+ 33

Além de considerar em seu Plano Diretor as várias fases de ampliação previstas para as próximas décadas, o projeto urbanístico prima pela clareza de fluxos, criando eixos claros de utilidades, circulação de veículos leves ou pesados, matérias primas, produtos acabados e valorizando o acesso por transporte coletivo, por bicicleta e internamente ao site, o pedestre. 

Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Imagem 14 de 38
© Leonardo Finotti

A clara separação de fluxos, com programas administrativos e sociais de escritórios, refeitório, auditório, vestiários, ambulatório e serviços, encontra-se no miolo do site, possibilitando que as unidades de produção industrial tenham localização orbital à esse núcleo, seja na primeira fase de implantação, seja nas futuras ampliações, garantindo que não haja cruzamento de fluxos de pedestres e de veículos.

Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Imagem 3 de 38
© Leonardo Finotti

 O conceito de campus dá enorme importância à qualidade ambiental, seja do ambiente natural existente, seja no ambiente construído, criando áreas externas e edifícios de grande qualidade arquitetônica, enfatizando as preocupações ambientais e sociais da Unilever, tendo o empreendimento certificação LEED. 

Como núcleo do site, o programa administrativo e social, organiza-se em blocos modulares e expansíveis, construídos sob uma grande marquise com desenho moderno e arrojado, vazada por rasgos em cruz, que com coberturas de concreto e membrana de PTFE, organizam fluxos e o programa, servindo ainda para garantir iluminação natural e coleta de água de chuva para reuso.

Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Viga
© Leonardo Finotti

 Os blocos modulares de arquitetura contemporânea foram concebidos de maneira que o usuário tenha contato visual com o exterior através de panos envidraçados protegidos pelos grandes beirais da marquise, intermediados por panos cegos coloridos, ressaltando o conceito de espaços fluídos e remetendo à palheta de cores da Unilever. 

Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Vidro
© Leonardo Finotti

As áreas comuns sob a marquise, com rico paisagismo, decks e espelho d’água, funciona como extensão das área de trabalho dos escritórios e como grande ponto de encontro e convivência de toda a comunidade do site

Corte - Sustentabilidade

O edifício industrial construído na primeira fase, segue os mesmos conceitos de racionalidade, flexibilidade, expansibilidade e qualidade estética e ambiental, utilizando-se, com criatividade, de sistemas construtivos e materiais convencionais em empreendimentos dessa tipologia.

Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Imagem 17 de 38
© Leonardo Finotti

A área de recepção e escritórios desse edifício industrial, assim como a portaria geral do site, foi concebida da mesma maneira que o núcleo administrativo/social, com blocos modulares sob marquises, entremeados por confortáveis áreas de circulação e convívio.

Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos - Imagem 2 de 38
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rod. Dep. Ciro Albuquerque, 713, Aguaí - State of São Paulo, 13860-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novo Site Unilever – Aguaí / GCP Arquitetos" 30 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776281/novo-site-unilever-nil-aguai-gcp-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.