Chamada para o Prêmio Oscar Niemeyer para a Arquitetura Latino-Americana

Na abertura da BA15 foi realizada a chamada da primeira edição do Prêmio Oscar Niemeyer para a Arquitetura Latino-Americana (Prêmio ON).

A Rede BAAL - que atualmente reúne onze bienais de arquitetura da América Latina - realizou esta chamada durante a premiação e fechamento da BA15, com a presença dos membros do Diretório da Rede, os arquitetos Augusto Alvarez (México), Edwin Gonzales (Costa Rica) e Carlos Sallaberry (Argentina); do representante da Fundação Oscar Niemeyer, o senhor Carlos Ricardo Niemeyer; e dos diretores da BA15.

Também participaram o Presidente da FPAA, o arquiteto João Suplicy e o Diretor Executivo da Rede BAAL, Handel Guayasamin, que interveio para apresentar as Bases do Prêmio ON e destacar o significado desta iniciativa que transcende fronteiras e constitui um elemento real de integração da arquitetura latino-americana. 

Descrição das bases: "Hoje a arquitetura é um acontecimento cultural, e como tal, participa cada vez mais das atividades de um mundo globalizado. Deste modo, nosso raio de ação, como profissionais da arquitetura, é ampliado e se funde com os meios de comunicação, permitindo-nos uma integração regional, continental e mundial. 

Para consolidar esta integração, devemos abrir nossas fronteiras e nos unir a nossos vizinhos, com um critério amplo, a partir do respeito por nossas tradições culturais que condicionam uma maneira de pensar, de ver e fazer a arquitetura. Devemos reconhecer o valor do local e enriquece-lo com o global, apropriando-nos de tudo aquilo que nos enriquece como povo e sociedade. 

A arquitetura protege e comunica, é um acontecimento público do qual não podemos nos abstrair, a cidade também é composta por acontecimentos arquitetônicos, com os quais a arquitetura deve ser pensada desde e a partir da cidade. 

Neste contexto surge o Prêmio "Oscar Niemeyer" para a Arquitetura Latino-Americana como uma das iniciativas fundamentais da Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina - Rede BAAL -, que visa reconhecer o melhor da produção arquitetônica em um momento de indiscutível presença da arquitetura latino-americana no contexto internacional. 

O prêmio leva o nome de um arquiteto icônico para a América Latina: Oscar Niemeyer, cuja obra e valorizada e reconhecida no Brasil, América Latina e no mundo. O prêmio conta com o apoio da Fundação Oscar Niemeyer, com quem a Rede BAAL firmou um convênio de cooperação interinstitucional no dia 14 de novembro de 2014."

O Prêmio "Oscar Niemeyer" para a Arquitetura Latino-Americana será concedido a cada dois anos a uma obra construída. Será concedido apenas um prêmio, pelo caráter exemplar do projeto, por seus valores como proposta arquitetônica e tecnológica, por sua relação com o contexto e com os aspectos sociais, culturais e ambientais."

As propostas que visam concorrer ao Prêmio ON serão recebidas até maio de 2016, a seleção dos 20 finalistas será realizada até o mês de setembro do mesmo ano, e a entrega do Prêmio ON acontecerá em novembro de 2016.

Para mais informações, escreva para o endereço redbienalesarqamericalatina@gmail.com

Esta divulgação de prêmio/bolsa de estudos foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar divulgação de prêmio/bolsa de estudos". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Chamada para o Prêmio Oscar Niemeyer para a Arquitetura Latino-Americana" [Convocatoria: Premio Oscar Niemeyer para la Arquitectura latinoamericana] 24 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775845/chamada-para-o-premio-oscar-niemeyer-para-a-arquitetura-latino-americana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.