O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Hoteleira
  4. Vietnã
  5. VTN Architects
  6. 2015
  7. Sala de Conferências Naman Retreat / Vo Trong Nghia Architects

Sala de Conferências Naman Retreat / Vo Trong Nghia Architects

Sala de Conferências Naman Retreat / Vo Trong Nghia Architects
Sala de Conferências Naman Retreat / Vo Trong Nghia Architects, © Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Ngũ Hành Sơn, Da Nang, Vietnã
  • Arquiteto Principal

    Vo Trong Nghia
  • Architect

    Dau Nhat Quang
  • Construtor do Bambu

    Vo Trong Nghia Architects
  • Área

    773.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao lado da principal estrada de ligação entre a cidade de Da Nang e a antiga vila de Hoi An, localiza-se o Resort Naman, um qualificado resort costeiro a 16 km de distância do aeroporto internacional de Da Nang.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Naman Retreat é concebido como um moderno complexo de resort tropical, ainda que pacífico. Numa área de 3,4 ha, a missão era harmonizar 80 bangalôs, hotéis, 20 residências, além de 6 de luxo. O conceito do resort é proporcionar tratamento físico e mental aos clientes num ambiente naturalmente amigável e com atividades saudáveis, como spa, yoga, e esportes de praia. Para alcançar uma atmosfera perfeita, que permite aos hóspedes o máximo de purificação do corpo e da mente, o resort foi projetado com uma mistura harmoniosa de vegetação, pedra natural e bambu.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

A Sala de Conferências

A sala de conferências é o primeiro edifício de instalações do resort que os hóspedes podem enxergar ao se aproximarem-se da zona de recepção. O salão pode acomodar até 300 pessoas ao mesmo tempo e pode servir para ocasiões diferentes como conferências, palestras, concertos, reuniões, etc. É uma sala retangular com um teto inclinado assimétrico. A estrutura abobadada de bambu dá ao edifício uma aparência icônica e impressionante. Ele é composto por 2 espaços paralelos; o salão fechado e o corredor aberto. O corredor externo serve como um hall de entrada ao ar livre, bem como boas vindas aos hóspedes.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

A estrutura de suporte principal é composta por quadros de bambu que superam uma extensão de 13,5 m no hall e 4 m no corredor, com altura do telhado de 9,5 m. A aparência de arco é criada pelas dobras do bambu que fazem parte da estrutura principal. Graças ao posicionamento da fachada de vidro que é recuada do volume, 3 quadros estruturais em arco estão no exterior, abrindo a entrada, com o espaço servindo como um hall de entrada para acolher os convidados.

Planta Baixa
Planta Baixa

Há 2 tipos de bambu usadas neste edifício. Para as colunas retas o bambu "Luong" foi escolhido por sua resistência e comprimento que pode chegar a até 8 metros. Para os arcos de bambu o "Tam Vong" foi usado graças às suas características de flexibilidade. O projeto segue as características de cada tipo, combinando-os da forma mais eficiente.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

A razão de usar o bambu como material principal veio a partir dos requisitos dos clientes que queriam um grande espaço aberto e simples para fornecer flexibilidade a diferentes funções, com custos construtivos razoáveis e cronograma de construção reduzido. O bambu pode entregar todos esses recursos. É um material local e acessível e o tempo de construção foi extremamente rápido devido à pré-fabricação dos quadros no próprio terreno. Este método de construção foi provado ser muito eficiente e proporcionar melhor controle sobre a construção.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sala de Conferências Naman Retreat / Vo Trong Nghia Architects" [Naman Retreat Conference Hall / VTN Architects] 21 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775724/sala-de-conferencias-naman-retreat-vo-trong-nghia-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.