O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Chamada para o concurso nº 18 da Arquine: Pavilhão MEXTROPOLI 2016

Chamada para o concurso nº 18 da Arquine: Pavilhão MEXTROPOLI 2016

  • 21:00 - 18 Outubro, 2015
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Chamada para o concurso nº 18 da Arquine: Pavilhão MEXTROPOLI 2016
Chamada para o concurso nº 18 da Arquine: Pavilhão MEXTROPOLI 2016

O Concurso Internacional de Arquitetura Arquine é organizado desde 1998 e pretende explorar temas de importância e relevância para a sociedade em geral, incentivar a abertura de espaços de diálogo e promover a participação do arquiteto diante de problemáticas determinadas através de uma resposta projetual, onde seja promovida a competição e a participação nacional e internacional.

Arquine convoca, na sua 18° edição, um concurso para o desenho e construção do Pavilhão MEXTRÓPOLI, uma instalação no espaço público do Centro Histórico da Cidade do México, que permita promover a ativação desta estrutura para a reflexão de temas fundamentais para a cidade, um Pavilhão que se expresse com vocação social, que em essência seja reciclável e reutilizável, já que sua finalidade será a de incorporar-se como um dispositivo lúdico, portador de informação e conhecimento em algum espaço público da cidade que atualmente o demande. 

Mais informações sobre este concurso a seguir.

Arquine transforma o espírito esta convocatória para redirecioná-la à um projeto construível e reciclável, um evento arquitetônico em si mesmo, um Pavilhão que inserido na cidade de maneira temporária consiga criar a partir do seu próprio discurso uma proposta inovadora e sustentável, que contemple um programa público aberto e um espaço para interação entre arquitetura e cidadania. 

Os concursantes deverão projetar uma estrutura que cumpra com as condições que especifica as bases técnicas do presente concurso em términos de prazos, custos e características; considerando como parte fundamental para a avaliação da proposta o foco temático do pavilhão e as atividades que aconteceriam dentro da instalação; desta maneira o Pavilhão MEXTRÓPOLI se tornará um dispositivo propositivo e itinerante, que a cada ano abrirá o espaço global a geração de ideias e a competição, para a exibição de propostas em temas de arquitetura e cidade. Uma peça que, por sua vez, deverá converter-se no referente de cada edição do Festival de Arquitetura e Cidade. 

BASES

Objetivos 

  • Apresentar ideias para o desenvolvimento e construção de um Pavilhão de vocação social, reciclável e reutilizável que cumpra com os requerimentos estabelecidos nas presentes bases.
  • Construir o Pavilhão MEXTRÓPOLI para convertê-lo em um espaço de referência de cada edição do festival, e onde cada ano possa contribuir ao festival com temas de reflexão e discussão entorno da arquitetura e da cidade.

Participantes

Podem participar arquitetos, designers, urbanistas, sociólogos, estudantes de arquitetura e/ou relacionados de todo o mundo, de forma individual ou em equipe. As equipes podem incluir um o mais membros de outras disciplinas, mas sugere-se que algum dos membros seja arquiteto. Não é necessário contar com algum tipo de registro do colégio profissional do país de origem para participar. Cada concursante ou equipe poderá apresentar uma única proposta. Em nenhum caso o membro de uma equipe poderá formar parte de outra.

Não poderão participar:

• Membros do Júri do presente concurso, da Arquine ou do MEXTRÓPOLI.
• Pessoas com laços de consanguinidade com os membros do júri; cônjuges ou pessoas vinculadas com análoga relação de convivência afetiva ou de afinidade, nem aquelas com as que se mantenham relações profissionais estáveis.  

Inscrição

Para inscrever-se como participante do concurso deverá efetuar o pagamento a partir do dia 05 de outubro até dia 28 de dezembro de 2015. Durante este período, o participante poderá registrar-se pelo preço de 1.400 pesos mexicanos e realizará o pagamento através de um depósito, transferência bancária ou Mercado Pago e/ou 80 dólares se realizar o pagamento via paypal

Não haverá prazo para a inscrição no concurso.

Uma vez realizado o pagamento, o concursante deverá escrever um e-mail a concurso@arquine.com, enviando a imagem do comprovante de depósito ou transferência bancária, com os dados do mesmo, posteriormente receberá uma senha de registro com a qual poderá criar um usuário e acessar o sistema. 

O custo da inscrição é por equipe e não por participante. Para cada depósito se considera uma participação, portanto, uma pessoa pode participar mais de uma vez, desde que utilize o número de usuário correspondente para cada proposta. 

INSCREVA-SE AQUI.

Informações e consultas

O período de perguntas e respostas possui uma duração de quinze (15) dias. 

Os participantes poderão realizar consultas por escrito pelo e-mail concurso@arquine.com, com o e-mail utilizado na inscrição do concurso.

O prazo de resposta às consultas recebidas será de sete (7) dias. Será emitida a relação completa e anônima das consultas e esclarecimentos realizados através do site do concurso e será de acesso compartilhado entre todos os participantes.

A lista de perguntas e respostas, junto com as bases completas, será facilitada ao júri do concurso.

As considerações que derivem destas consultas terão caráter de cumprimento obrigatório por todas as partes, já que constituem parte integrante dos términos e condições que regem o concurso.

A lista de perguntas será publicada no site da Arquine na data indicada no calendário. 

Documentação a ser apresentada 

UMA IMAGEM DIGITAL que contenha toda a proposta, a mesma deve incluir o necessário para a descrição e compreensão do projeto.

A imagem deverá incluir:

• Planta geral, plantas e cortes com uma escala devidamente especificada adequada para a leitura e compreensão.
• Esquemas, vistas, croquis, colagem, ou qualquer outra representação de técnica livre que ajude a expressar a ideia do projeto.
• Detalhes construtivos que considerem necessários para a descrição do projeto com escala devidamente especificada e adequada para a leitura do projeto.
• Texto descritivo de no máximo 250 palavras. As descrições ou textos poderão ser unicamente em Espanhol ou Inglês, indistintamente. 

A imagem deverá ser de formato retangular horizontal, 60 cm (altura) X 90 (largura) em 100dpi, formato JPG ou PDF e não maior do que 5MB, para que possa ser carregada dentro do sistema, o nome do arquivo deverá coincidir com o código de usuário designado no momento da inscrição.

Não serão aceitos outros formatos ou outras formas de entrega do material, unicamente serão avaliados os projetos que forem carregados através do sistema dentro dos prazos estabelecidos. 

Prêmios

Primeiro lugar:

• Construção da proposta como Pavilhão MEXTRÓPOLI 2016*
• $100,000.00 pesos mexicanos**
• Uma passagem área ida e volta de qualquer cidade do mundo até a Cidade do México para os dias prévios e durante o Festival de Arquitetura e Cidade MEXTRÓPOLI 2016, onde se levará a cabo a construção do Pavilhão.
• MEXTROPASSE VIP para todos os membros da equipe.
• Pacote de 10 livros Arquine

Segundo lugar:

• $60,000.00 pesos mexicanos**
• MEXTROPASSE VIP para todos os membros da equipe.
• Pacote de 10 livros Arquine

Terceiro lugar:

• $30,000.00 pesos mexicanos**
• MEXTROPASSE VIP para todos os membros da equipe.
• Pacote de 10 livros Arquine

Menções:

• O Júri poderá escolher quantos projetos considere merecedores de tal distinção.
• MEXTROPASSE VIP para todos os membros da equipe.
• Pacote de 10 livros Arquine.

*A equipe ganhadora deverá dar seguimento ao desenvolvimento da obra, proporcionando à Arquine as plantas do projeto executivo para a construção do Pavilhão MEXTRÓPOLI e dando continuidade a construção do mesmo, pelos canais que se acordem posteriormente ao momento da decisão com a equipe da Arquine.

Júri e Prêmios

  1. Paco Pérez Valencia
  2. Frida Escobedo
  3. Michel Rojkind
  4. Fermín Espinosa

*Sujeito a possíveis mudanças.

Calendário do concurso

  • 07 setembro 2015 Lançamento da convocatória
  • 05 outubro 2015 Início das inscrições
  • 16 outubro 2015 Início do período de consultas
  • 02 novembro 2015 Término do período de consultas
  • 09 novembro 2015 Publicação FAQ
  • 28 dezembro 2015 Finalização do período de inscrições
  • 04 janeiro 2016 Data limite de envio de propostas
  • 08 janeiro 2016 Decisão do Júri
  • 11 janeiro 2016 Anúncio de resultados
  • 15 janeiro 2016 Início do desenvolvimento do projeto executivo
  • 05 fevereiro 2016 Entrega do projeto executivo
  • 08 fevereiro 2016 Início da construção 
  • 04 março 2016 Transporte e instalação do pavilhão no local
  • 05 março 2016 Inauguração
  • 07 maio 2014 Relocação do pavilhão, lançamento da publicação e exposição itinerante. 

Maiores informações na página oficial do concurso.

Sobre este autor
Daniela Cruz
Autor
Cita: Cruz, Daniela. "Chamada para o concurso nº 18 da Arquine: Pavilhão MEXTROPOLI 2016" [Convocatoria abierta: Concurso No. 18 de Arquine, Pabellón MEXTROPOLI 2016] 18 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775451/convocatoria-aberta-concurso-no-18-de-arquine-pavilhao-mextropoli-2016> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários